Imprimir

Imprimir Notícia

06/04/2021 às 09:57 | Atualizada: 06/04/2021 às 16:17

Cinemato: Festival de Cinema de Cuiabá é adiado para maio

Alexandra Lopes


A  20ª edição  do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato -  tem nova data de realização.  O evento que começaria nesta quarta-feira (7), agora, ocorrerá entre os dias 10 e 15 de maio de 2021.
 
A organização do evento  levou em consideração as medidas de segurança contra o  contagio e combate ao vírus da Covid-19 impostas no  Decreto Estadual 874/2021.  “ Visando a segurança da equipe técnica responsável pelas transmissões, a organização entende que neste momento, o ideal é acatar a principal orientação das organizações de saúde, o isolamento social”, diz trecho de nota encaminhada à imprensa.

O Festival teve um total de 153 filmes inscritos, boa parte deles lançados em 2020.  Cerca de  dez curtas-metragens foram selecionados e irão concorrer  em seis mostras e serão exibidos em salas virtuais.
 
 
Programação

Com o tema 'Conexões e Circulações Audiovisuais', o festival Cinemato terá ainda seminário homônimo, oficinas de formação e capacitação, debates com os realizadores dos filmes.

De volta também está duas mostras especiais que visam a democratização do acesso ao cinema e formação de plateia, algumas das principais diretrizes do festival. No caso, a Cinema Paradiso – com sessões em instituições como penitenciárias e unidades de saúde – e a Cinema Escola, respectivamente.

Além das Mostras de Longas-Metragens Brasileiros e Curtas-Metragens Brasileiros, a plateia vai conferir títulos especialíssimos na Mostra de Filmes do Centro-Oeste e de produções que contam com assinatura de realizadores mato-grossenses, em mostra de filmes e outra, de séries.

Retomada

O Cinemato volta à cena com incentivo da Lei Aldir Blanc. O projeto foi aprovado em edital realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer de Mato Grosso (Secel-MT) em parceria com o Governo Federal, via Secretaria de Cultura do Ministério do Turismo.

O secretário de Estado, Beto Machado, diz que o festival soma em caráter de relevância em meio às centenas de propostas fomentadas pelo auxílio emergencial.  

“Ficamos muito contentes em ver um projeto como este, sendo retomado durante nossa gestão, pois reconhecemos o valor do Cinemato para a população de Mato Grosso. Além de contemplá-la com o acesso a produções atuais do Cinema produzido no Brasil, também prestigia realizadores de nosso Estado”, destacou.

A edição 2021 conta ainda com apoio da Assembleia Legislativa Mato Grosso via Assembleia Social, da Universidade Federal de Mato Grosso (IGHD/UFMT), Cineclube Coxiponés e Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT), Laboratório de Comunicação e Cultura – A Lente e Inca – Inclusão, Cidadania e Ação.

 
Com informações da Assessoria
 
 Imprimir