Imprimir

Imprimir Notícia

06/04/2021 às 16:01

Contos do Mato Web Festival ocorre em abril

O 4º Contos do Mato Web Festival será realizado de 20 a 24 de abril, em ambiente virtual. O projeto é contemplado pelo Edital Circuito Mostras e Festivais, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). O evento reúne profissionais regionais e nacionais, e traz em sua programação lançamento de livros, encontro com autores, palestras, espetáculos narrativos, workshop e oficina, e a tradicional maratona de histórias.

A abertura do evento será no dia 20.04 (terça-feira), às 19h, com o lançamento de livros dos escritores de Mato Grosso, Solange de Oliveira Santos, João Luiz do Couto, Iolanda Garcia, Lucas Budoia, Neide Silva, Paty Wolff, Flávio Henrique e Maria Claro. As obras lançadas poderão ser conferidas no site do evento.

Na sequência, às 20h, Kiusam de Oliveira (SP), realiza a palestra "Literatura que salva". Kiusam é doutora em Educação pela USP e autora do livro “O Mundo no Black Power de Tayó”, que recebeu o Prêmio ProAC Cultura Negra 2012 e foi elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo em direitos humanos, pela ONU.

Já os encontros com autores, serão realizados nos dias 21, 22 e 23 de abril, sempre às 20h. Os temas serão "A Literatura como espaço de expressão da mulher: suas lutas e conquistas", "Autores multipotenciais: como essas influências interferem na escrita e processo criativo", e "Literatura Indígena: da narrativa oral para os livros".

Oficinas e Workshop

Para quem quer aprender ou aperfeiçoar a arte de contar histórias pode se inscrever no “Oficinão do Conto”. São ofertadas 04 oficinas que estarão abordando diversos temas relacionados à narração de histórias, identidade cultural, mediação em leitura, performance, formação de leitores, recursos lúdicos e narração de histórias na educação. As oficinas serão realizadas no dia 24.04 (sábado), das 8h às 12h.

O Workshop “Como contar histórias utilizando recursos sonoros”, será ministrado pela narradora de histórias Alicce Oliveira. O objetivo é promover e apresentar reproduções sonoras, com instrumentos artesanais, alguns de fabricação própria. O workshop será realizado no sábado (24.04), das 18h às 20h.

Para participar do Oficinão do Conto e do Workshop será necessário se inscrever. As inscrições abrem no dia 18 de abril, saiba mais aqui.

Espetáculos Narrativos

Nos dias 21, 22 e 23 de abril, sempre às 10h e 16h, o público poderá assistir a seis apresentações de narração de histórias. O evento é gratuito e será transmitido no Youtube e Facebook do Contos do Mato. As apresentações terão tradução em libras.

Além da narração de histórias, ao final de cada apresentação terá uma micro oficina. Em seguida, será aberto espaço para interação entre os artistas e o público, com um bate-papo.

Maratona

A maratona de histórias “Eu conto daqui”, será no sábado (24.04), às 16h. Serão narrados seis contos, de 10 minutos cada um. As apresentações terão tradução em libras.

Confira a programação completa aqui.

Serviço

4º Contos do Mato Web Festival

Data: de 20 a 24 de abril de 2021

Local: Youtube e Facebook Contos do Mato

Inscrições para o Oficinão do Conto e Workshop:  no dia 18 de abril (domingo), no site do evento https://contosdomato.com.br/workshop-e-oficina/.

 
(Com informações da assessoria)
 
 Imprimir