Imprimir

Imprimir Notícia

07/04/2021 às 08:20 | Atualizada: 07/04/2021 às 09:15

Documentário inédito homenageia Cuiabá e suas cores

Entretê

Homenagem à Cuiabá e à multiplicidade de culturas que constituem a cidade, o documentário inédito "As cores que habitamos", de Marithê Azevedo, terá pré-estreia online nesta quinta-feira  (8), a partir das 19h30, através da página do Facebook do Cine Teatro Cuiabá. O compartilhamento online e gratuito do filme ficará disponível pelo período de 24 horas. Classificação indicativa livre.

O telefilme de 51 minutos é uma reflexão sobre as múltiplas culturas que habitamos, tendo como cenário a cidade de Cuiabá. A metáfora de uma árvore - onde um grupo de pessoas desenha enquanto reflete sobre a cidade - e que tem as raízes como ancestralidade, o tronco como a atualidade e a copa como um porvir, vai dialogando com narrativas de habitantes de distintos lugares. Para a professora Angela Fontana o documentário "As cores que habitamos fala sobre memória, sobre aspectos da cidade invisibilizados por narrativas que se sobrepuseram a outras narrativas, fala de pluralidade”.


O filme é resultado da relação que a cineasta Marithê Azevedo vem tecendo com a cidade de Cuiabá por meio de suas pesquisas e poéticas urbanas há mais de uma década. Para o gestor cultural Jan Moura: “As cores que Habitamos é sobre nós. Nós enquanto existências, nós como pessoas, mas também daqueles nós que atamos e desatamos: que por vezes chamamos de cultura. A narrativa documental de Marithê Azevedo vai, camada a camada, relevando traços daquilo que somos feitos. Ela vai conectando imagens, sons, e visões sobre ser e viver nossa cidade. Sobre aquilo que construímos, sobre aquilo que destruímos, sobre o que temos, sobre o que não temos mais. Um tratado sobre a cultura de Cuiabá”. 

Marithê ressalta que no documentário a linha poética tem uma relação com a água e com o circulo como elementos estruturantes onde as narrativas vão sendo articuladas. Ela diz que, desde 2009 vem propondo poéticas urbanas no mês de abril em homenagem à cidade e que neste ano de 2021 a homenagem se dará com essa pré-estreia online do filme.

O filme As cores que habitamos tem a fotografia de João Carlos Bertoli e foi produzido pela Lamiré Cinema e Vídeo com apoio do edital Procine, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Cuiabá.

Marithê Azevedo é documentarista. Prêmio de Melhor Documentário Brasileiro por Memórias Clandestinas no Festival Internacional do Cinema Feminino; Prêmio Intercom de Melhor Pesquisa sobre Audiovisuais e Educação pelo documentário/ficcional Imagens da Cidade. Pesquisadora Associada do Programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT). Atuou com jurada do VIII TALLER DE GUION, del XI BOLIVIA LAB.


Serviço
O quê: Pré-estreia online do longa metragem “As cores que habitamos” (2021, 51’), de Marithê Azevedo.
Quando: Quinta-feira, 8 de abril, aniversário de Cuiabá, a partir das 19h30.
Onde: Página do Facebook do Cine Teatro Cuiabá, aba Publicações (facebook.com.br/cineteatrocuiaba)

Compartilhamento gratuito do filme ficará disponível pelo período de 24 horas.
 
Com assessoria
 
 Imprimir