Imprimir

Imprimir Notícia

16/04/2021 às 15:54 | Atualizada: 05/02/2022 às 10:31

Sesc disponibiliza programação on-line de festival de cinema mais longevo de SP

Túlio Paniago

Realizado pelo Sesc São Paulo, o Festival Sesc Melhores Filmes é a mostra de cinema mais longeva da capital paulista. A sua 47ª edição oferece ao público de todo o país, na plataforma Sesc Digital, uma programação com filmes nacionais e estrangeiros que foram destaque em 2020, além de encontros e atividades com realizadores e pensadores do cinema. A programação, que conta com 35 filmes, segue até o próximo dia 5 de maio. Confira mais detalhes e assista neste link.

Por conta da pandemia, este é a segundo ano consecutivo que o evento acontece no formato online. Porém, embora perca por não mais proporcionar a chamada experiência de cinema, a opção ganha no que diz respeito à abrangência de público, até porque parte dos filmes exibidos possui recursos de acessibilidade (legendas open/close caption, libras e audiodescrição).

“Procuramos conciliar qualidade artística e sua popularização, através de estratégias mediativas voltadas à acessibilidade – em diferentes acepções – dos conteúdos. Nas circunstâncias presentes, a gratuidade das exibições on-line, as ferramentas tecnológicas voltadas a pessoas com deficiências visuais e auditivas e a constituição de uma programação que incorpora o voto popular por meios remotos demonstram que é possível criar canais mais amplos e abrangentes para a recepção da produção cinematográfica contemporânea”, explica Danilo Santos de Miranda, diretor regional do Sesc São Paulo.

A programação anual é escolhida democraticamente pelo público e pela crítica. Os filmes que participaram da votação deste ano foram aqueles lançados comercialmente nas salas de cinema de São Paulo em 2020. Confira alguns dos títulos a seguir:


Contemporâneos

O público poderá ver e rever títulos como o documentário da Macedônia do Norte, Honeyland, de Tamara Kotevska e Ljubomir Stefanov; o aclamado drama francês Retrato de Uma Jovem Em Chamas, de Céline Sciamma; o britânico Você Não Estava Aqui, de Ken Loach, e o franco-belga O Jovem Ahmed, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne.
 
Os nacionais Três Verões, de Sandra Kogut, Sertânia, de Geraldo Sarno, Fim de Festa, de Hilton Lacerda, Pacarrete, de Allan Deberton, e Babenco - Alguém Tem Que Ouvir o Coração e Dizer: Parou, de Bárbara Paz, também estarão disponíveis, porém no formato "on demand", que é por 24 horas, uma semana ou até o término do festival.

Clássicos

Além dos filmes mais votados de 2020, o festival presenteia o público com sessões especiais de clássicos premiados em edições passadas, como o alemão A Vida dos Outros (2006), de Florian Henckel von Donnersmarck, o inglês Segredos e Mentiras (1996), de Mike Leigh, e o francês Meu Tio da América (1980), de Alain Resnais.

Homenagens

E ainda apresenta uma homenagem à atriz brasileira Marcélia Cartaxo, com a exibição dos filmes A História da Eternidade (2015), de Camilo Cavalcante, e A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, vencedor do Festival de Cinema de Berlim, com os prêmios da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Marcélia.

Abril Indígena

Na Faixa Especial Abril Indígena, são exibidos os filmes brasileiros Serras da Desordem (2006), de Andrea Tonacci, e Martírio (2017), de Vincent Carelli, Tatiana Almeida e Ernesto de Carvalho - também premiados nos Melhores. O projeto Abril Indígena integra o Programa Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, que aborda questões relativas aos povos originários, com objetivo de valorizar e difundir a diversidade cultural no Brasil.
 
Atividades paralelas
 
E uma série de atividades paralelas fecha a programação do festival. Pensadores e profissionais do cinema se reúnem para debater temas importantes e atuais na sociedade e no audiovisual, como por exemplo: Cinema Negro em Várias Telas; Histórias Indígenas e o Brasil em Ruínas; Cinema Nordestino Contemporâneo: Uma Só Identidade?; e A Fotografia no Cinema: Sertânia e Pacarrete. O CineSesc ainda oferece um curso prático gratuito sobre Podcasts de Cinema.
 
 Imprimir