Imprimir

Imprimir Notícia

19/04/2021 às 14:34

Domingas ensina artesanato em cerâmica em projeto que visa perpetuação da cultura de MT

Túlio Paniago

No mês que se comemora o aniversário de Cuiabá, o Instituto INCA – Inclusão, Cidadania e Ação – e o Ponto de Cultura Quintal da Domingas lançam o projeto “Musicalização Semente Ribeirinha”. A proposta é oferecer atividades de formação relacionadas às manifestações artísticas e culturais presentes em São Gonçalo Beira Rio, no caso música, dança e cerâmica.
 
As inscrições estão abertas entre dias 20 e 24 de abril pelo site da Associação Flor Ribeirinha. Serão três oficinas destinadas gratuitamente a crianças, jovens e adultos. Uma delas, intitulada “Artesanato em cerâmica”, será ministrada pela própria Dona Domingas Leonor, criadora do Grupo Flor Ribeirinha, que, além de ensinar sobre a alquimia do barro que se transforma em peças, também vai contar a história da Comunidade São Gonçalo Beira Rio, as influências culturais e a ancestralidade da cerâmica, que, aliás, é fonte de sobrevivência de muitas famílias que moram à beira do Rio Cuiabá.
 
“É preciso demonstrar que a cultura mato-grossense precisa de resgate e difusão e que este aprendizado e vivência são válidos para todas as idades. Desta maneira ampliamos o acesso aos benefícios gerados pela utilização e preservação, com estudo e prática das vertentes de nossa cultura”, destaca o produtor cultural do projeto, Avner Augusto, que também é coreógrafo do grupo Flor Ribeirinha.
 
Já a oficina “Musicalização regional infantil”, conduzida pelo instrutor Eduardo Aparecido dos Santos, prevê a criação de uma Orquestra de Instrumentos Regionais a partir das aulas de viola de cocho, mocho e ganzá. Os aprendizes terão contato tanto com a música como com a cantoria.  Avner destaca a importância de “salvaguardar este patrimônio imaterial, efetivando a produção deles, pois são instrumentos primordiais utilizados nas apresentações do Siriri e do Cururu”.
 
E além da música e da cerâmica, também será disponibilizada a oficina “Dança regional - vivência para dançarino”, que é centrada em danças tradicionais da cultural popular cuiabana, com ênfase no Siriri. As aulas contarão com repertório artístico produzido pelo próprio grupo Flor Ribeirinha e serão ministradas pelo instrutor Michel Luiz Brito.
 
As vagas são limitadas e, por conta da pandemia, as aulas serão transmitidas por meio do site, pelo menos enquanto não houver condições seguras para encontros presenciais no Quintal da Domingas, na comunidade São Gonçalo Beira Rio. As três oficinas  têm duração de seis meses cada uma e devem começar no feriado do dia 1º de maio (Dia do Trabalhador), com aulas práticas e teóricas.
 
Os instrumentos serão disponibilizados aos alunos por meio de termos de responsabilidade assinados pelos responsáveis. Já o barro será disponibilizado semanalmente aos alunos para que os mesmos possam fazer as aulas práticas em suas respectivas casas. O projeto é foi pensado no sentido de instrumentalizar os participantes para que possam desenvolver suas potencialidades. O foco é no ensino e aprendizado visando o resgate e perpetuação da tradicional cultura mato-grossense.
 
Oficinas
 
Artesanato em cerâmica
20 vagas / A partir de 18 anos / Sábados, às 16h / Domingas Leonor
 
Musicalização regional infantil
10 vagas / 12 a 14 anos / Sábados, às 8h / Eduardo Aparecido dos Santos
 
Dança regional - vivência para dançarino
20 vagas / Maiores de 18 anos / Domingos, às 16h / Michel Luiz Brito
 
Projeto
 
O Musicalização Semente Ribeirinha conta com patrocínio do Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), através de emendas parlamentares dos deputados estaduais Lúdio Cabral, Janaíva Riva e Wilson Santos, e apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).
 
O projeto foi elaborado com a finalidade de levar à sociedade formação, com muito regionalismo, para aprendizado, resgate e perpetuação da história artística e cultural de São Gonçalo Beira Rio, onde se vivenciam e preservam as tradições das festas de santos, produção da cerâmica em argila e comidas e bebidas típicas.
 
 Imprimir