Imprimir

Imprimir Notícia

27/04/2021 às 10:06 | Atualizada: 27/04/2021 às 10:06

Vídeo | Guaraná ralado é tema de vídeo em homenagem à Cuiabá

Túlio Paniago

Que cuiabano nunca provou guaraná ralado? No terceiro episódio da série Pílulas de Cuiabania”, série de vídeo produzida pela prefeitura em homenagem aos 302 da capital, três cuiabanos contam a história da bebida mais popular da região (vídeo no final da matéria).

Trata-se de Natalino da Silva, Aníbal Alencastro e Paulina de Jesus. Eles explicam, dentre outras coisas, a origem do guaraná e a receita, além de detalhar os motivos que fazem da grosa uma opção melhor que o ralador quando se trata de transformar o guaraná em pó. 

Natalino da Silva revela que aprendeu com o pai a importância do guaraná. “Ele bebia de manhã cedo, ia pra roça e não vinha nem para almoçar”, relembra. Paulina apresenta depoimento que reforça esta afamada capicidade enérgica do produto. “Às vezes,  você tá sem almoço, você pode tomar ele que sustenta”.

“O guaraná ralado é uma personagem da cultura da nossa capital, tem um simbolismo muito forte. Ralado na grosa ou no moedor, seja a receita que for, é a bebida que representa a vitalidade da gente de Cuiabá”, conclui a secretária de de Cultura, Carlina Jacob.  

Pílulas da Cuiabania 

A série de vídeos conta com a participação de figuras conhecidas do público. A ideia da prefeitura é, ao longo deste mês de abril, lançar vídeos de momentos e símbolos que marcaram a construção do município. Até o momento, este é o terceiro episódio da série.

No primeiro episódio, Lioniê Vitório, ator e produtor cultural conhecido por dar vida a personagem Nico, da dupla humorística Nico e Lau, Lioniê relembrou a história da fundação de Cuiabá e busca pelo ouro ao lado de Ito Silva.

No segundo episódio, Domingas Leonor, fundadora do grupo de siriri “Flor Ribeirinha”, destacou a história e força da dança na cultura cuiabana, que tem sua origem indígena e comumente executada em festas de santo. 
 
 Imprimir