Imprimir

Imprimir Notícia

03/05/2021 às 17:23 | Atualizada: 03/05/2021 às 17:58

Sesc promove 19 oficinas em diferentes áreas artísticas

Túlio Paniago

O Sesc Amazônia das Artes é uma rede de intercâmbio das artes e da cultura, que cria laços e fortalece a criação artística no contexto da Amazônia Legal e do Piauí. Em 2021, na sua 13ª edição, o evento conta 19 oficinas gratuitas ministradas por artistas provenientes dos nove estados que compõem a área que corresponde à Amazônia Legal, inclusive Mato Grosso.
 
Aliás, dois artistas mato-grossenses estão entre os oficineiros: o músico Gabriel Carmo e o artista plástico Adriano Figueiredo. Carmo ministra duas oficinas, inclusive a primeira, intitulada “Tambores do Brasil”, começa nesta terça-feira (04) e vai até quinta (06). E a outra, “Ritmos e Linguagens da Música Brasileira com Raiz Afro”, vem logo na sequência, com início na sexta (07) e encerramento no domingo (09).

"Tambores do Brasil" compartilha conhecimentos sobre ritmos regionais brasileiros, como o “Coco de Zambê” (RN) e “Maracatu de Baque Virado (PE), enquanto "Ritmos e Linguagens da Música Brasileira com Raiz Afro" trabalha com conteúdos e linguagens rítmicas do contrabaixo elétrico na música brasileira com raiz afro, como por exemplo o Ixejá, Baião e Coco, estabelecendo conexões entre os ritmos brasileiros e africanos.
 
Já a oficina de Figueiredo, intitulada “Desenho e Pintura Convertendo em Curvas”, acontece entre os dias 20 e 23 de maio. A proposta do artista é ensinar a teoria das cores e o passo a passo do desenho com elementos da cultura de Mato Grosso. A inscrição para as oficinas, de ambos os artistas, pode ser feita por meio deste link.

O Sesc Amazônia das Artes conta com oficinas em outras linguagens artísticas, como teatro, circo, música, literatura, artes visuais e dança. Além de Mato Grosso, também participam Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Rondônia, Roraima e Tocantins, tendo ainda o Departamento Regional do Piauí como convidado, em virtude da identificação com o cenário social e cultural da região, e também pela proximidade geográfica.
 
Nesta edição, por conta das limitações impostas pela pandemia, o projeto trabalha com ações híbridas, que mesclam o virtual e o presencial, em mostras de ações formativas, apresentações, exposições, exibições e fóruns que acontecerão durante o ano. Na primeira etapa, que acontece de 04 a 29 de maio, serão realizadas as oficinas, totalmente gratuitas e no formato online.
 
O objetivo do Sesc Amazônia das Artes é possibilitar a transformação e o desenvolvimento da produção artística da região da Amazônia Legal. Por isso, desde as primeiras edições, o projeto oferece acesso a produtos culturais de forma gratuita, com apresentações e capacitação em diferentes áreas artísticas.
 
 Imprimir