Imprimir

Imprimir Notícia

11/05/2021 às 13:31 | Atualizada: 11/05/2021 às 14:12

Vídeo | Curta sobre artesão de MT concorre em festival de cinema

Túlio Paniago

Um dos curtas-metragens da série “Saberes pelas mãos do tempo: Artesanato de Mato Grosso” está concorrendo no Festival de Cinema e Memórias Cerratenses-GO. Trata-se do episódio sobre Alcides Ribeiro dos Santos, mestre no feitio da tradicional viola de cocho.
 
Dirigido por Naiagia Vasconcelos e Karine Queiroz e produzido pelo Sesc Mato Grosso, o curta está disponível no canal do YouTube do festival e o período de votação do público vai até o próximo sábado (15). Para votar, basta assistir e clicar no símbolo “gostei”, que é aquela mãozinha fazendo um joia logo abaixo do vídeo.
 
A série, produzida em 2020, foi criada para compor exposição homônima do fotógrafo Fred Gustavos, que aliás pode ser conferida em um tour virtual por meio deste link. E a exposição, por sua vez, surgiu a partir um catálogo, também idealizado pelo Sesc, que apresentou perfis da vida e obra de 18 artesãos de Mato Grosso. Estes registros foram feitos em textos (de seis jornalistas) e imagens (do próprio Fred).
 
Alcides, 54, personagem do curta selecionado, é o herdeiro contemporâneo de um saber secular, transmitido de geração em geração desde o bisavô (Sêo Manduca). Ele nem sequer faz ideia de quantos troncos foram metamorfoseados em violas-de-cocho sob a alquimia empírica de suas calejadas mãos.
 
Natural de Cuiabá, descendente de pantaneiros, vive atualmente em Varginha-MT, distrito do município de Santo Antônio de Leverger (35 km de capital). As cineastas tiveram que ir até o local para conhecer o artista e o seu ambiente de trabalho e criação.
 
Outra produção do Sesc selecionada
 
Além do curta sobre Alcides, uma outra produção do Sesc Mato Grosso, também dirigida por Naiagia Vasconcelos e Karine Queiroz, concorre no mesmo festival. Trata-se de do 5º episódio da minissérie “Sesc Celebra Cuiabá”, produzida em parceria com a TV Mais em homenagem aos 302 anos da capital.

Com seis episódios e depoimentos de 24 personalidades da cuiabania, a minissérie aborda assuntos sobre a história, arquitetura, culinária, artes, cultura e o relacionamento com a cidade, inclusive alguns destes episódios também compõem a programação da 20º edição do Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá – Cinemato.

O episódio em questão trata da música, da dança e do artesanato produzidos na capital mato-grossense, e portanto destaca esta cultura que possui uma identidade tão marcante que sobrevive por séculos.
 
O Festival de Cinema e Memórias Cerratenses, sediado em Goiás, acontece de maneira online e é incentivado pela lei Aldir Blanc. A iniciativa busca ampliar a visibilidade das reflexões geradas através da experiência com as memórias e histórias contidas nos patrimônios imateriais e materiais da região Centro-Oeste.
 
 Imprimir