Imprimir

Imprimir Notícia

13/05/2021 às 16:03 | Atualizada: 13/05/2021 às 16:29

Projeto convida população a repensar Centro Histórico de Cuiabá

Túlio Paniago

O projeto “Temporada Aberta da Prainha”, do grupo de Estudos de Planejamento Urbano e Regional (ÉPURA/UFMT), oferta a oficina “Cartografando Propostas” às 19h desta quinta-feira (13).

O encontro pretende debater propostas e cartografar, coletivamente, ideias que promovam a apropriação e novas percepções dos lugares de convívio público. As inscrições podem ser feitas por meio deste link e o encontro será transmitido por este Canal do YouTube.

Esta é segunda oficina do projeto, porém não é preciso ter comparecido à primeira para poder participar desta. Aliás, no primeiro encontro, realizado dia 18 de março, foram abordados os impactos sofridos no Centro Histórico de Cuiabá com o passar dos anos, mas também pensando em novos rumos, outras perspectivas.


Desde 2009, o Grupo ÉPURA tem se dedicado à análise das políticas territoriais, entre as quais, as que também impactam o Centro Antigo. Ao final deste projeto, o grupo irá apresentar um caderno com o registro do processo e das intervenções/mudanças propostas durante estes encontros.
 
“É a nossa história, que está intimamente ligada às vivências no Centro Antigo, que nos encorajou a apresentar essa proposta contemplada pelo Edital MT Nascentes”, comenta Doriane Azevedo, coordenadora do Grupo ÉPURA e Docente de Arquitetura e Urbanismo na UFMT.

Além dela, também participam do projeto Ana Frigeri (egressa do curso de Arquitetura e Urbanismo, atual mestranda ECCO/UFMT) e Douglas Peron (Engenheiro Civil, Artista, Bonequeiro). Os três, juntamente o restante da equipe, são responsáveis pela organização das ações do projeto.
 

De acordo com a assessoria, o grupo propõe reflexões e desenvolve ações com o intuito de “colaborar de forma crítica nos debates sobre os impactos que o Conjunto Arquitetônico, Urbanístico e Paisagístico do Centro Histórico de Cuiabá vem sofrendo ao longo das décadas pelas diferentes políticas públicas, pretéritas e em curso, pelo abandono da sociedade como um todo”.

O ÉPURA/UFMT foi fundado em 2009 e, desde então, busca explorar formas de expandir e articular o ensino e a pesquisa com a extensão, para promover a reflexão sobre a produção social do espaço urbano e regional e o aprimoramento da consciência dos diversos agentes de intervenção. 

 
“Temporada Aberta da Prainha” foi um dos projetos selecionados pelo MT Nascentes, edital promovido pela Secretaria Estadual de Cultura Esporte e Lazer (Secel/MT) com recursos da Lei Aldir Blanc/Ministério do Turismo do Governo Federal.
Com informações da Assessoria de Imprensa
 
 Imprimir