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20/05/2021 às 09:49 | Atualizada: 20/05/2021 às 12:21

Livraria Janina fecha loja em Cuiabá e investe em novas tendências

Túlio Paniago

Desde o início da pandemia, uma série de livrarias foram fechadas pelo país. A vítima da vez foi a Livraria Janina do Shopping Pantanal, que encerra suas atividades a partir desta sexta-feira (21).

Vale lembrar que outra gigante do mercado editorial brasileiro, a Saraiva, entrou com pedido de recuperação judicial no final de 2018, um mês depois de abrir uma livraria no Shopping Estação, portanto as atividades deste estabelecimento comercial também podem ser encerradas a qualquer momento.

Outra importante empresa do mercado editorial nacional, a Cultura, quase declarou falência em 2020, aliás, no início deste ano, fechou metade de suas lojas em shoppings de São Paulo. A Saraiva, por sua vez, tentou vender parte de sua operação (23 lojas físicas) em abril deste ano, mas não atraiu nenhum comprador.

O fechamento desta loja da Janina é um sintoma local desta crise. Todavia, de acordo com comunicado emitido pela empresa, apesar do fechamento no Shopping Pantanal, ainda assim irá manter outras duas lojas físicas: uma no Centro (foto ao lado) e outra no Várzea Grande Shopping.

Segundo a Janina, o motivo de fechar as portas deste estabelecimento é justamente porque as vendas físicas diminuíram consideravelmente, enquanto as compras via site cresceram 50% e agora já representam 30% do faturamento total da empresa.

“Pensar em outras formas de atender ao mercado e seguir novas tendências de vendas é essencial, diante disso, a Livraria Janina tem investido em diferentes formatos para melhor atender aos seus clientes”, informa o comunicado.

Esta tem sido uma tendência do mercado editorial brasileiro nos últimos anos, e que se acentuou após o início da pandemia. Muitas lojas físicas fecharam por conta da baixa circulação de clientes e, consequentemente, da queda nas vendas, que em alguns casos chega a 70%. Por outro lado, a venda de livros online está em alta, o que tem feito muitas livrarias apostarem neste crescente mercado.

A Janina, por exemplo, ressalta que reforçou a segurança nas compras on-line, dando mais confiabilidade ao leitor na hora de realizar a sua aquisição através do site da empresa. Para isso, contratou ferramentas como o cloudflare, verisign e cielo cash.
 
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