Imprimir

Imprimir Notícia

24/05/2021 às 12:44 | Atualizada: 24/05/2021 às 13:29

Espetáculo ilumina o Beco do Candeeiro

Entretê

Desde que foi reinaugurado, no dia 14 de maio, o Beco do Candeeiro tem atraído a atenção das pessoas que transitam pelo Centro Histórico de Cuiabá. A pavimentação refeita utilizando paralelepípedos originais, a calçada rebaixada, as fachadas das casas restauradas com cores originais e a moderna iluminação dos antigos candeeiros dão ao espaço um ar nostálgico e aconchegante.

Neste sentido, visando a ocupação artística do Beco, foi pensada uma programação cultural fixa. Todas às quintas-feiras, a partir das 19h, será encenado o espetáculo Luz Candeeiro, apresentado pelo grupo de siriri Flor do Campo, o grupo Camerata e Edmilson Maciel como narrador. 


A entrada é gratuita, mas a apresentação segue todos os parâmetros de biossegurança condizentes com a pandemia da covid-19, como limite máximo de 70 pessoas, distanciamento mínimo de 1,5 metros, uso obrigatório de máscara, medição de temperatura e disponibilização de álcool 70%. 

O espetáculo começa quando Edmilson Maciel adentra o beco narrando a história do local acompanhado por dançarinos cobertos por capas e com tochas em suas mãos. Na sequência, os candeeiros se acendem, e eis que as capas são retiradas e o que se vê é a exuberância das roupas coloridas do siriri. 

Então, ao som dos versos "São Benedito padroeiro, santo negro, fica de frente para o Beco do Candeeiro", bailarinos dançam sobre as pedras calçadas da rua mais antiga de Cuiabá. 

Recentemente também foi inaugurada uma loja de artesanato que reúne trabalhos de aproximadamente 300 artesãos cadastrados na Associação de Artesãos Homens e Mulheres de Fibra.

A secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Rabello Leite Jacob, explica que a ideia é transformar o Beco em um ambiente de efervescência cultural. “Estamos montando uma programação fixa. Vamos ocupar esse espaço com cultura, arte, com valorização dos nossos artistas", comenta.

A obra de restauração do Beco, que totalizou R$ 247 mil, contou com apoio das Secretarias de Ordem Pública, Assistência Social e também do Instituto Patrimônio Histórico Artístico Nacional (IPHAN). A revitalização visa um resgate histórico da arquitetura local e faz parte das comemorações do aniversário de 302 anos de Cuiabá.

 
Com informações da Assessoria da Prefeitura de Cuiabá
 
 Imprimir