Imprimir

Imprimir Notícia

27/05/2021 às 17:45

Patrimônio histórico de Cáceres é registrado em exposição fotográfica e e-book

Túlio Paniago

O e-book e exposição fotográfica “Herança” serão lançados nesta quinta-feira (27), às 20h. O projeto de produção de livro fotográfico sobre Cáceres enaltece o patrimônio histórico cultural material e imaterial da Princesinha do Pantanal. Elisana Sartori fez os registros fotográficos e a jornalista Mylena Petrucelli escreveu os textos.

O lançamento será através de uma live que pode ser acompanhado por duas contas do Instagram: @elisana_sartori ou @herancamt . A exposição fotográfica e o e-book estão disponíveis gratuitamente no site www.herancamt.com.br. Ambos apresentam a cidade para quem mesmo nunca pisou os pés por lá.

O objetivo é jogar luz sobre o patrimônio da cidade mato-grossense e apontar, ainda que parcialmente, problemáticas relacionadas à preservação e difusão do patrimônio histórico brasileiro.


Elisana Sartori relata que cuidar dos detalhes fez com que a riqueza histórica da cidade pudesse ser evidenciada, o que foi um grande desafio. “Foi desafiador devido ao contexto pandêmico, mas conseguimos entregar o que nos propomos a fazer. A exposição e o livro digital contam muita história e retrata uma vasta diversidade de patrimônios históricos e culturais, materiais e imateriais de Cáceres”, relata a fotógrafa.

O e-book narra um pouco da histórica cidade e de seus cartões postais, como o Cais do Porto, a Catedral de São Luiz, a Casa Dulce e a Praça Barão do Rio Branco, que é considerada o coração de Cáceres, marco zero da cidade.

O projeto, contemplado no edital MT Nascentes da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), contou também com a consultoria de Marcos Amaral Mendes, historiador especialista em patrimônio histórico cultural.
 

Serviço
Lançamento do e-book e exposição fotográfica “Herança”
Data: 27 de maio de 2021 (quinta-feira), às 20h
Local: Transmissão via Instagram @elisana_sartori e @herancamt
Site: www.herancamt.com.br

 
 Imprimir