Imprimir

Imprimir Notícia

01/06/2021 às 09:23

Artesãos da etnia Umutina participam de oficinas artísticas

Entretê

Artesãos indígenas do território Umutina, de Barra do Bugres, participaram do projeto “Arte e Sustentabilidade” contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT). As atividades foram realizadas de 04 de janeiro a 18 de abril, pela artesã Dalva Cristiana, de Tangará da Serra. Nesse período foram realizadas três oficinas presenciais e uma exposição de encerramento.

Em razão da pandemia da covid-19, o número de participantes foi restrito a três artesãos de cada aldeia do território Umutina. O projeto teve como objetivo incentivar a cultura local por meio do artesanato e contribuir para a valorização dos artesãos. Além de reforçar a importância do trabalho coletivo e comunitário, respeitando os saberes locais e ainda contribuir para a geração de renda.

De acordo com Dalva Cristiana, durante as oficinas foram trabalhadas diversas técnicas de beneficiamento das sementes do cerrado. “Ensinamos técnicas de polimento e limpeza das sementes, com ênfase na semente do açaí, e também o uso da fibra da bananeira”. Os artesãos também aprenderam a tingir as sementes.

A artesã Jandira ressaltou o conhecimento adquirido nas oficinas. “Tudo que vier de aprendizado nós aceitamos porque nós sobrevivemos do artesanato. É o nosso tesouro, nosso ganha-pão. Ficamos muito felizes com esse conhecimento que aprendemos. Nós colhíamos o açaí, mas não sabíamos como tingir. Agora nós sabemos e estamos aí para multiplicarmos esse conhecimento para a nossa comunidade”.

O projeto encerrou com uma exposição das artes produzidas como biojoias, caixas decorativas, descanso de panela e cestos. O local escolhido para o encerramento foi a escola da aldeia central Umutina.

 
 Imprimir