Imprimir

Imprimir Notícia

02/06/2021 às 11:01

Poconé apresenta inventário de bens culturais

Entretê

Destaque por suas tradicionais manifestações folclóricas e religiosas, o município de Poconé apresentou um apurado inventário cultural contendo as peculiaridades, bens, elementos e agentes dos ativos culturais locais. O inventário está disponível para acesso por meio deste link.

O documento, solicitado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), servirá de modelo para outros municípios do estado fazerem o mesmo. Estas informações são importantes para a elaboração de políticas públicas para o setor.

No inventário, cada município vai identificar, listar e descrever os bens materiais e imateriais como construções históricas, monumentos, obras de arte, acervos, sítios arqueológicos, expressões artísticas, atos festivos, tradições e expressões orais, dentre outros. A sistematização das informações devem englobar todas as localidades, distritos, comunidades urbanas e rurais, bairros e vilas que fazem parte do município.

Para elaborar o inventário, a gestão municipal de Poconé se fundamentou em saberes técnico-científicos amparados pela participação da comunidade e de produtores culturais. Além de ser porta de entrada para o Pantanal mato-grossense, o município, situado a 100 km da capital, possui uma grande diversidade cultural. 

Com 244 anos de existência, Poconé é repleto de referências históricas presentes ainda hoje no modo de vida, nas construções e nas famosas manifestações culturais, como os Mascarados, a Cavalhada e as Festas do Divino Espirito Santo e de São Benedito. 

A apresentação do documento visa estreitar laços de cooperação e potencializar parcerias para preservação e promoção dos bens culturais. "Fizemos a solicitação do inventário para que pudéssemos conhecer e compreender a estrutura e a pluralidade étnico-cultural de cada localidade em Mato Grosso”, explica explica o titular da Secel, Alberto Machado.

A comissão de elaboração contou com a participação da Academia Litero-Cultural Pantaneira (Acadepan), Rotary Clube e Conselho Municipal de Políticas Culturais de Poconé. “Esperamos que nosso documento possa servir de direcionamento a todos aqueles que precisarem”, destaca a secretária de Cultura de Poconé, Mariana Petronília.
 
 Imprimir