Imprimir

Imprimir Notícia

17/06/2021 às 13:22 | Atualizada: 05/02/2022 às 10:37

Filme documental sobre Barão de Melgaço será exibido na TV aberta neste sábado

Leiagora

'Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger', filme documental dirigido por Leonardo Sant’Ana, com produção executiva de José Paulo Traven, será exibido em TV aberta neste sábado (19). O longa-metragem entra na programação da TV Centro América às 23h55, no Supercine, logo após o programa Altas Horas.

De acordo com Paulo Traven, o longa conta a trajetória do militar franco-brasileiro, destaque na Guerra do Paraguai e presidente da província de Mato Grosso em várias ocasiões.

“Trata-se de um trabalho primoroso que integra cinema e animação em uma produção documental, em memória aos 140 anos da morte de Augusto Leverger – patrono na Academia de Letras e no Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso”.

Traven explica ainda que, para isso, foram entrevistados historiadores e pesquisadores como João Carlos Vicente Ferreira, Suely da Costa Campos, João Antônio Lucídio, Eduardo Mahon, Elizabeth Madureira, Maria Adenir Peraro e Ernesto de Sena.

“Em 93 minutos, os entrevistados destacam fatos e curiosidades sobre o Barão de Melgaço, que foi também historiador e geógrafo e tinha entre seus principais interesses a hidrografia. Ele foi a figura mais importante da literatura mato-grossense da época e aumentou sua coleção de prêmios, condecorações e honrarias com o título de Barão de Melgaço, concedido pelo Imperador Dom Pedro II, em 1865, colocando-o no mesmo patamar do Barão de Rio Branco e  o de Mauá”, conta.

'Barão de Melgaço – O bretão cuiabanizado Augusto Leverger' foi viabilizado por meio de emenda parlamentar, é uma realização da Associação Mato-grossense de Inclusão Sócio Cultural (AMISCIM) e produção Terra do Sol filmes, Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e Governo do Estado.

 
Assessoria Secel/MT
 
 Imprimir