Imprimir

Imprimir Notícia

04/03/2020 às 11:14

Casa Cuiabana é restaurada e disponibiliza estrutura ampla

Mirella Duarte

O Centro Cultural Casa Cuiabana é um tradicional espaço de cultura, apresentações e exposições diversas da cuiabania. Ficou por uma década sem receber uma obra completa de manutenção predial. Nesta semana,  o local foi reinaugurado e teve as portas abertas para artistas, produtores culturais e público com a infraestrutura restaurada. Ao todo, agora são nove salas como espaços de criação artística e co-working.

O espaço, que é muito utilizado em projetos artísticos de formação cultural e eventos, foi revitalizado e entregue pelo governador Mauro Mendes e o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), Allan Kardec Benitez. Para celebrar, na segunda (02), o público contou com a apresentações artísticas de dança e música, cuja atração especial será um show do trio Pescuma, Henrique e Claudinho, que também comemorou 25 anos do grupo. 

As melhorias

Entre as melhorias, serão instalados novos equipamentos de som e iluminação para propiciar um ambiente adequado aos ensaios e apresentações de teatro e dança. Também será montado um estúdio de gravação musical e, no quintal cuiabano, haverá uma tenda para os shows abertos, cobrindo a arena quando houver necessidade.

Entre as melhorias já realizadas na infraestrutura do prédio estão acessibilidade, instalações elétricas, hidráulica, esquadrias, cobertura, banheiros, forro, pavimentação, piso antiderrapante, praça e jardim. Uma das mudanças perceptíveis é a nova pintura, em tom de amarelo na fachada, que busca trazer a cor original da edificação, construída no século 18.

Patrimônio histórico e cultural desde 1983, vale ressaltar que a obra de revitalização respeitou e preservou as características originais do prédio. A novidade é o acesso à internet, que era uma demanda antiga dos usuários do espaço cultural, e agora será disponível para o desenvolvimento dos projetos.

Mesmo com a obra, que durou em torno de quatro meses, a Casa Cuiabana ficou aberta, e manteve a programação de eventos e projetos de formação de música, teatro, dança, informática, artes plásticas e capoeira.

Para o mês de março, o espaço já tem programado três eventos (Feira de Mulheres Empreendedoras (07), evento de capoeira (14) e Feira do Vinil e de Antiguidades (21), todos aos sábados. Também está aberta para o público a exposição Irigaray – Arte – Ikuiapá, com obras inéditas do artista, até o dia 07 de março. (Com assessoria).
 
 Imprimir