Imprimir

Imprimir Notícia

28/06/2021 às 11:46

Plataforma on-line de inglês foca em pessoas que querem praticar o idioma

Entretê

Aprender uma segunda língua é escolha de muitos, seja para dar um ‘up’ no currículo, seja para ocupar o tempo e acessar um novo conhecimento. A médica Ana Luísa Müller de Arruda sempre gostou de aprender novos idiomas por hobby. Suas preferências sempre foram o francês e o italiano.

Agora, Ana Luísa, aos 70 anos, sentiu que era hora de aprofundar seus conhecimentos em Língua Inglesa e usar o tempo livre para conquistar a fluência no inglês. Segundo a aposentada, depois que conheceu a plataforma BGringo, o desafio está sendo mais fácil. "Uso no celular, em qualquer lugar. Até eu, que me acho 'jurássica' em tecnologia, estou achando fácil. Há alguns dias, aguardava meu marido sair de uma cirurgia e fiquei estudando na sala de espera do hospital", conta.

O BGringo é uma plataforma de estudo de inglês que pode ser utilizada no computador, tablet ou smartphone. Criação do professor britânico Terry Matfield, do analista de sistemas Fernando de Oliveira Moraes e do investidor Renato Bracarense, a ideia é que os usuários estudem em seu próprio ritmo e façam um auto nivelamento.

"Já estudo inglês há algum tempo. Sentia falta de textos em categorias específicas para cada nível, com temas interessantes e atuais, que me fizessem praticar o idioma e também aprender mais sobre assuntos relacionados ao trabalho, à cultura, ou outros temas. Compartilhei a ideia, todos gostaram e viram viabilidade, e assim nos reunimos para criar o BGringo", comenta Fernando.

Terry explica que o objetivo do BGringo era ser diferente do que já existia no mercado. A ideia era preencher a lacuna de pessoas que já têm alguma familiaridade com o inglês e condições de ler um texto e entender o sentido geral. "Alunos nesse nível conseguem aprender de forma inicialmente passiva: lendo, ouvindo e tendo maior exposição ao idioma. É a forma de aquisição do idioma. Se o aluno lê e compreende o sentido, seu cérebro consegue aprender mais", informa o professor.

No BGringo, há quatro níveis de textos e áudios que facilitam o progresso do aluno - que encontra também os chunks, frases úteis, e as key words (palavras chave). O serviço permite também que o estudante escolha o tema de interesse entre oito categorias (negócios, viagens, cultura, tecnologia, moda, saúde e bem-estar, gastronomia e design). Atualmente, são mais de 200 textos disponíveis na plataforma, cujo acesso é feito por assinaturas mensal, trimestral ou semestral. Há um período gratuito de uma semana para test drive.

"Não somos um curso de inglês. O BGringo é uma ferramenta de aprendizagem que pode ser usada diretamente pelo aluno, mas também pelo professor", destaca Terry. Mais informações no www.bgringo.com.

 
Da assessoria
 
 Imprimir