Imprimir

Imprimir Notícia

06/07/2021 às 16:49 | Atualizada: 07/07/2021 às 07:33

Festa de São Benedito é adiada para outubro e celebrará o Santo Negro e Nossa Senhora do Rosário

Priscila Mendes

Chega o mês de julho e a cuiabania já se prepara para uma das manifestações que mais marcam a tradição e fé da cidade: a Festa de São Benedito. Por causa da pandemia, foi suspensa em 2020 e, anteriormente prevista para este mês, foi remarcada para outubro – para uma feliz escolha: oportunizar o maior número de vacinados contra a covid-19 e celebrar os dias litúrgicos de São Benedito (05/10) e Nossa Senhora do Rosário (07/10), “anfitriões” da paróquia organizadora.
 
O pároco Pedro Canísio, da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, está otimista com o novo período, mas esclarece que, caso seja necessário, a programação será adaptada para garantir as medidas de prevenção à covid-19. “Se pudermos fazer uma festa popular, com celebração campal, se pudermos fazer a procissão na rua à tarde, vamos fazer”.
 
A rainha da Festa de São Benedito 2020/2021, Cely Coelho, junto aos demais festeiros, adianta que a programação prevê medidas mais cautelosas, como venda da tradicional gastronomia – marizabel, farofa de banana, tutu de feijão e paçoca de pilão – por drive thru e por retira e, em vez de uma procissão, uma carreata. “Nossa procissão chega a 50 mil pessoas, talvez seja o caso de manter a carreata. E, o tradicional jantar, a princípio, por causa dos protocolos, eu acredito que seja só retirada”, avalia.
 
Cely, por outro lado, reduz o foco nos festejos e destaca o momento de fé. Contou que o adiamento estava previsto para novembro, mas que foi o santo homenageado quem inspirou a marcação em outubro. “Eu dia, aos pés de São Benedito, eu olhei para ele e pensei em outubro. Essa é uma semana muito rica do ponto de vista litúrgico. Este é o momento em que temos de repensar e levar a palavra de Deus para as pessoas”.
 
Com esse foco, as programações começam no dia 05 de outubro (dia do nascimento de São Benedito), o tríduo (três dias sequenciais simbólicos para o Catolicismo) entre 07 (Dia de Nossa Senhora do Rosário) e 09 de outubro e o ‘dia festivo’, no domingo, dia 10.
 
Confira a programação prévia completa:
05/10 – Levantamento de mastro (bandeira de São Benedito)
07/10 – Missa e levantamento de mastro para Nossa Senhora do Rosário (1º dia do tríduo)
08/10 – 2º dia do tríduo – missa e jantar (por retirada)
09/10 – 3º dia do tríduo - missa e jantar (por retirada)
10/10 – Domingo festivo
            5h – Missa de São Benedito
            11h – Almoço (por retirada)
            17h – Carreata (adaptação da procissão)
            18h – Jantar (por retirada)


Créditos das fotos: Gabriella Arantes - Leiagora
 
 Imprimir