Imprimir

Imprimir Notícia

20/07/2021 às 11:48

Revitalizações do Morro da Luz e do Museu do Rio são prioridades em plano de fomento do Turismo de Cuiabá

Priscila Mendes

A proposta do plano de ação para o fomento do potencial turístico de Cuiabá, resultado do mapeamento elaborado pelo Conselho Municipal de Turismo, está sendo avaliada pela prefeitura. Dentre as prioridades, estão as revitalizações do Morro da Luz e do Museu do Rio e a construção da Marina Fluvial na região do São Gonçalo Beira Rio.

“Gostei muito do que foi apresentado. É a primeira vez que estamos elaborando uma política municipal de turismo. Essa é uma das metas da minha gestão, fortalecer o potencial turístico da capital, transformando a capital de Mato Grosso em um dos centros atrativos de visitação”, avaliou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro.

Ainda estão previstos no plano a revitalização da Praça Rachid Jaudy e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), a reformatação da Rua das Óticas (Cândido Mariano), o Mirante Viola de Cocho; e o Projeto adote uma praça.

Para o São Gonçalo Beira Rio, além da praça, a proposta é a construção da Marina Fluvial e a  revitalização do comércio local, a fim de se tornar referência dos turistas, por meio de uma identificação visual marcante.

O Plano de Ação foi construído pela equipe técnica após três meses de trabalho, com escutas, observações, análises, reuniões e visitas técnicas nas principais regiões turísticas da Baixada Cuiabana, como o São Gonçalo Beira Rio, Baixada Cuiabana, Sucuri, Pequizeiro, Nossa Senhora da Guia e Coxipó do Ouro.

“A nossa meta é potencializar o turismo no município e entorno (distritos e comunidades), nos setores gastronômico, cultural, negócios, eventos, religioso, cultural, histórico natural, de aventuras e pesca esportiva. Estamos trabalhando para desenvolver o plano de ação com promoção de roteiros turísticos. Temos como missão devolver Cuiabá para os cenários nacional e internacional como uma das principais rotas de visitação para apresentação das nossas belezas naturais”, disse o secretário municipal de Turismo, Oscarlino Alves.

 
Com assessoria
 
 Imprimir