Imprimir

Imprimir Notícia

30/07/2021 às 14:49 | Atualizada: 30/07/2021 às 14:53

Projeto Musikan, de Cuiabá, promove concerto on-line neste sábado

Priscila Mendes

​Crianças, adolescentes e jovens do projeto Musikan - cursos de instrumentos musicais associados a aulas de karatê - promovem mais uma live neste sábado (31), a partir das 16h (horário de Cuiabá), pelo Instagram e pelo Facebook do projeto. A apresentação de música instrumental, com participações de pintura em tela e de karatê, será transmitida diretamente da Associação Centro América de Karatê Shotokan, sede da ação social. 

Na música, 50 karatecas inseridos no projeto colocam em prática os ensinamentos das oficinas do Musikan promovidas durante o ano passado. A orquestra contará com violinos, violoncelo, xilofone e bateria eletrônica.

Quem lidera o grupo é o "Quarteto Musikan", formado pelos alunos e alunas que mais se destacaram no projeto. Eles estarão sob a regência do maestro Jorge Moura. No repertório, músicas populares e regionais executadas com arranjos de música para concerto. 

Ainda na parte musical, haverá apresentação de canto lírico com o tenor e professor Michel Arantes. Já na parte das artes plásticas, a live contará com oficina de pintura promovida pela artista plástica Zilda Barradas.


O Karatê-Dô Tradicional também não poderia falta no evento. Os jovens e os adolescentes inseridos no projeto farão uma apresentação da arte marcial, mostrando que música e karatê podem caminhar juntos na formação cidadã dos alunos em contexto de vulnerabilidade social. 

O projeto Musikan é patrocinado pela Secretaria Especial de Cultura, do governo federal, com aporte da empresa Bom Futuro e Unesco. 

Já o Karatê da Shotokan, que atende 450 crianças, jovens e adolescentes da periferia de Cuiabá e Várzea Grande, conta com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte. O projeto também conta com o porte das empresas Bom Futuro, Agro União, Agro Amazônia, Áster Máquinas, Allflex Brasil e Itaú.

Sobre o Musikan

O projeto Musikan é realizado desde 2017 e tem transformado a realidade social de muitos jovens das periferias de Cuiabá e Várzea Grande, que praticam o Karatê Dô Tradicional na Associação Centro América de Karatê Shotokan. 

O projeto surgiu de uma amizade entre o músico Jorge Moura e a sensei Vilda Lúcio, que já era violinista, e decidiu retomar seus estudos. Juntamente com o sensei Humberto de Souza, presidente da instituição, iniciou-se uma parceria para angariar recursos e oferecer as aulas para mais alunos, juntamente com as aulas gratuitas de karatê. 

Em 2021, o projeto é feito em contexto diferente, sendo realizado, pela primeira vez, de maneira remota, em razão da pandemia do novo coronavírus. Mas, nos anos anteriores, os resultados das oficinas se traduziram em concertos aos familiares, instituições parceiras e comunidade local.

Serviço
Concertoon-line do Projeto Musikan 
Sábado (31), às 16h (horário de Cuiabá)

Local: páginas do projeto Musikan no Facebook e no Instagram
 
Com assessoria
 
 Imprimir