Imprimir

Imprimir Notícia

11/08/2021 às 18:52 | Atualizada: 17/08/2021 às 11:37

Mato Grosso se despede do artista plástico Valdivino Miranda

Priscila Mendes

Vítima de um câncer no intestino, o renomado artista plástico Valdivino Miranda morreu, aos 55 anos, nesta quarta-feira (11), em Cuiabá.

Natural de Itiquira (MT), Valdivino foi aprendiz de Nilson Pimenta e, na década de 1990, ingressou no Ateliê Livre da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), compartilhando vivências com os artistas experientes das artes visuais de Mato Grosso. De lá para cá, participou de exposições de grande relevância no Brasil, levando consigo o nome de Mato Grosso.

Reconhecido em inúmeros prêmios regionais, nacionais e internacionais, Valdivino Miranda também já recebeu prêmio do 19° Salão Jovem Arte, evento dedicado às artes visuais de Mato Grosso. Em 2020, participou da Bienal de Piracicaba. 

O titular da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), Beto Dois a Um, lamentou o falecimento do artista plástico. "É com grande pesar que recebemos a notícia da partida de um dos mais importantes artistas naïf de Mato Grosso. [...] Valdivino escreveu seu nome na história das artes visuais e será sempre lembrado por seu trabalho tão sensível".

A página do Facebook dedicada à defesa dos museus de Mato Grosso, a SOS Museus, também registrou a importância de Valdivino para as artes visuais. “Mato Grosso perde mais um artista [...] Era um dos mais destacados pintores do Estado, com uma obra pautada pelo imaginário pantaneiro”.

Valdivino batalhava contra um câncer, mas não resistiu ao avanço da doença. Por conta dos protocolos de prevenção à Covid-19, não houve velório. Seu corpo foi sepultado no Cemitério Municipal São Gonçalo, no bairro São Gonçalo, em Cuiabá.

 
Com Secel/MT
 
 Imprimir