Imprimir

Imprimir Notícia

10/03/2020 às 21:26 | Atualizada: 10/03/2020 às 21:45

Evento de tecnologia mundial acontece este mês em Cuiabá

Mirella Duarte

No sábado (21) de março,  o maior evento de tecnologia mundial, conhecido como o Arduino Day acontece na Univag. A realização é uma parceria do o canal do Youtube Arduino Brasil com a universidade e será aberto ao público em geral, além de todos os grupos de utilizadores, makerspaces, hackerspaces, fablabs, associações, professores e profissionais. 

De forma simultânea em diversas cidades pelo mundo, no mesmo dia, ocorrerá a celebração do aniversário da plataforma Arduino, que pela sua descrição, trata-se de um programa de prototipagem eletrônica que permite o desenvolvimento e controle de sistemas interativos. O objetivo é reunir pessoas que trabalham e respiram tecnologia, criando projetos e soluções de baixo custo usando a plataforma Arduino.

O evento agrega tecnologias importantes para construção do conhecimento dos estudantes. "O Arduino Day fomenta a aplicação de estudos sobre uso das plataformas Arduino, que pode ser manipulado com liberdade em ambientes acadêmicos e no desenvolvimento de soluções próprias. As atividades realizadas e apresentadas serão importantes para obter uma visão clara das necessidades, características e limites da sua aplicação", ressaltou.
Nascimento reforça que no dia haverá uma competição de projetos feitos por estudantes do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. A seletiva dos projetos acontece dia 7 de março e as inscrições podem ser realizadas até 6 de março.

Programação
A programação conta com cursos e minicursos, palestras e um espaço para os participantes mostrarem seus trabalhos com uso da plataforma Arduino, além da participação da referência mundial na eletrônica, professor Newton C. Braga, e renomados nomes da área da tecnologia.

O evento também irá oferecer atividades para as crianças, com cursos de Maker, Arduino e Minecraft. As atividades serão realizadas pela Happy Code - Escola de Programação, Maker e Robótica.

Nesta edição, ele será o primeiro do mundo a desenvolver um aplicativo exclusivo para o evento. A ferramenta irá fomentar a interação entre os participantes, como a votação para os projetos e perguntas para os palestrantes. (Com assessoria).
 
 Imprimir