Imprimir

Imprimir Notícia

20/08/2021 às 10:50 | Atualizada: 20/08/2021 às 10:52

Seis ótimos filmes escondidos no catálogo da Netflix

Paulo Henrique Fanaia

A Netflix tem um catálogo imenso, o que é ótimo! Mas o que mais acontece é você procurar, procurar... e sempre cair nos filmes famosos de sempre. 
 
É por isso que o Entretê separou seis filmes que estão escondidos na Netflix e que são pouco conhecidos ou que passaram despercebidos do público. São dicas para você assistir neste fim de semana - ou quando quiser, pois são atemporais!
 
O Matador (2017 – 99min - Dirigido por Marcelo Galvão)
 
Cabeleira foi criado por um cangaceiro local chamado Sete Orelhas, que o encontrou abandonado quando bebê. Após viver grande parte da vida isolado da civilização, Cabeleira vai à cidade para procurar o desaparecido Sete Orelhas e encontra um local sem lei, governado pelo tirânico Monsieur Blanchard, um francês que domina o mercado de pedras preciosas e anteriormente empregava Sete Orelhas como matador.
 
Um faroeste brasileiro para ninguém botar defeito. “O Matador” é um filme cruel, com uma fotografia que sempre demonstra o calor mortal do sertão como sendo um dos personagens principais da trama. Cabeleira é um personagem memorável. De poucas palavras e com uma mira impecável. O matador do título é alguém com quem se simpatiza logo de cara.
 
O filme é ótimo e chega a ser um pouco estranho não ter feito o sucesso que merecia no ano de lançamento, em 2017. Para quem gosta de ação e personagens marcantes, vale muito a pena!
 
 

Uma Noite de 12 anos (La Noche de 12 Años - 2018 – 122min - Dirigido por Álvaro Brechner)
 
1973, Uruguai. José Mujica, Mauricio Rosencof e Eleuterio Fernández Huidobro são militantes dos Tupamaros, grupo que luta contra a ditadura militar local. Os três são presos em ações distintas e encarcerados junto a outros nove companheiros, de forma que não possam sequer falar um com o outro. Ao longo dos anos, o trio busca meios de sobreviver não só à tortura, mas também ao encarceramento que fez com que ficassem completamente alheios à sociedade, sem a menor ideia se um dia seriam soltos.
 
Narrando de forma dolorosa o que foi a ditadura militar ocorrida no Uruguai, “Uma Noite de 12 Anos” conta a história dos três militantes que sobreviveram às torturas físicas e psicológicas mais duras que um ser humano é capaz de suportar. Dirigido de forma magistral, o filme capta muito bem a claustrofobia e a angústia sentida pelos personagens.
 
O filme deixa um gosto amargo, mas necessário. Lembra dos heróis que lutaram pela liberdade do país e sacrificaram tudo que tinham. Imperdível e emocionante!
 
 

O Animal Cordial (2017 – 98min – Dirigido por Gabriela Amaral Almeida) 

Inácio é o dono de um restaurante de classe média, por ele gerenciado com mão de ferro. Tal postura gera atritos com os funcionários, em especial com o cozinheiro Djair. Quando o estabelecimento é assaltado, Inácio e a garçonete Sara precisam encontrar meios para controlar a situação e lidar com os clientes que ainda estão na casa: o solitário Amadeu e o casal endinheirado Bruno e Verônica.
 
Há alguns anos, diretores brasileiros têm mostrado que sabem fazer filmes de suspense e de terror que não devem nada aos filmes de Hollywood. “O Animal Cordial” é um excelente filme de suspense, com um elenco recheado de estrelas do calibre de Murílio Benício, Camila Morgado, Irandhir Santos e Ernani Moraes. O filme é tenso e não deixa o espectador descansar em nenhum momento. Sempre tem uma reviravolta. A atuação de Murílio Benício é ótima, ver o ator surtando em cena é impagável!
 
 

O Fotógrafo de Mauthausen (El Fotógrafo de Mauthausen - 2018 – 110min – Dirigido por Mar Targarona)
 
Francesc Boix é um ex-soldado que lutou na Guerra Civil da Espanha preso no campo de concentração de Mauthausen durante a Segunda Guerra Mundial. Tentando sobreviver, ele se torna o fotógrafo do diretor do campo. Quando ele descobre que o Terceiro Reich perdeu para o exército soviético na batalha de Stalingrado, Boix torna sua missão salvar os registros dos horrores realizados no local.
 
Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial sempre são sucesso. “O Fotógrafo de Mauthausen” chegou quietinho na plataforma da Netflix e não fez muito alarde na época de lançamento, mas isso não quer dizer que o filme não mereça o reconhecimento devido.

Com uma fotografia cinza que remete muito à tristeza vivida pelas pessoas presas nos campos de concentração, a película conta uma história linda, de um personagem que faz de tudo para sobreviver e contar ao mundo as atrocidades que os nazistas queriam esconder.
 
 

Errementari – O Ferreiro e o Diabo (Errementari – El Herrero y el Diablo - 2017 – 104min – Dirigido por Paul Urkijo Alijo)
 
O filme conta a história de um ferreiro que faz um pacto demoníaco para sobreviver à Primeira Guerra Carlista (Espanha, século XIX), mas, por não conseguir o que buscava, aprisiona o demônio Sartael em sua ferraria em um povoado em Álava. Os habitantes locais suspeitam das atividades do ferreiro, que está sendo investigado pelo oficial forasteiro Alfredo. A situação se intensifica quando a jovem Usue desaparece na ferraria.
 
Sem dúvida, é um dos filmes mais diferentes e excêntricos indicados até o momento. “Errementari” se baseia na lenda basca de "Patxi, o ferreiro", datada de 1903, contando a história de um ferreiro cujos malfeitos assustavam até mesmo os demônios, que o trancaram no inferno antes dele conseguir chegar ao céu. Um ponto interessante da obra são os figurinos e as maquiagens, que fazem tudo ficar mais realista e chocante.
 
Para a imersão histórica, os diálogos da maioria dos personagens foi inteiramente gravado em um dialeto obscuro e extinto da língua, como seria falado em Álava no século XIX. Assista a esse filme espanhol e se surpreenda!
 
 

A Noite nos Persegue (The Night Comes For Us – 2018 - 121min – Dirigido por Timo Tjahjanto)
 
Ito, um capanga de elite da Tríade, a máfia chinesa, após poupar a vida da garota Reina durante um massacre, se torna alvo do ataque dos criminosos conhecidos como Seis Mares. Para tentar sobreviver, ele volta para Jacarta, sua cidade natal, e conta com a ajuda da namorada e de amigos para se defender. Ele tem a crueldade, a força e a inteligência para ser o melhor dos assassinos, o que o impede de continuar é o coração.
 
As palavras que melhor definem “A Noite nos Persegue” são violência, porrada e sangue, muito sangue! Para quem gosta de ação, este filme é um prato cheio. Recheado de lutas de encher os olhos, a película ainda conta uma história bem amarrada, que deixa o espectador roendo as unhas.
 
 
 Imprimir