Imprimir

Imprimir Notícia

21/08/2021 às 17:49

Shopping de Cuiabá cria espaço para público doar e pegar livros gratuitamente

Entretê

Uma espaço para retirar livros e doar outros, livremente, desenvolvido em  parceria com Clóvis Matos, historiador, idealizador do projeto Inclusão Literária, em um shopping de Cuiabá! O Shopping 3 Américas inaugurou, neste mê de agosto, a ‘Loja da Leitura’.

A intenção do projeto é promover a leitura e, com isso, ampliar o conhecimento do público em geral. “Temos ficção, não-ficção, livros para o público infanto-juvenil, para gestantes, livros técnicos de áreas como Direito e também livros religiosos. Ou seja, não faltam opções. Os primeiros livros doados, aliás, foram do próprio Clóvis Matos”, destaca a presidente da Associação dos Lojistas do Shopping 3 Américas, Acilene Clini.

Na prática, o público poderá levar os livros disponíveis para casa, sem custo algum. “Não é necessário que o leitor devolva o livro, ficará ao critério dele. Ele pode pegar gratuitamente e, se achar interessante, devolvê-lo. O que nós queremos realmente com o projeto é incentivar este hábito, já que sabemos que, infelizmente, o brasileiro ainda lê pouco”, explica a gerente de Marketing, Tamara Behling. 

Um país de poucos leitores

De acordo com a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, divulgada em 2020, o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. Além de uma média baixa, o país ainda perdeu cerca de 4,6 milhões de leitores, conforme a mesma pesquisa. 

De 2015 para 2019, a porcentagem de leitores no Brasil caiu de 56% para 52%. Já os não leitores, ou seja, brasileiros com mais de 5 anos que não leram nenhum livro, nem mesmo em parte, nos últimos três meses, representam 48% da população, o equivalente a cerca de 93 milhões de um total de 193 milhões de brasileiros.  

Doações

Dentro da Loja da Leitura também haverá um espaço de doação de livros. “Temos uma estante com os livros já selecionados para que o público pegue e outro espaço com caixas, onde os frequentadores do 3 Américas poderão doar os livros. É claro, nosso pedido é que [as doações] se encontrem em um estado bom fisicamente, para que outras pessoas possam levá-los”, completa Tamara. 

Para interessados em doar grandes quantidades de livro, o mall poderá fazer a coleta. Para tanto, basta entrar em contato pelo whatsapp (65) 99336-1143 ou ainda pelo Instagram

Para quantidades menores, basta deixar os livros na caixa de doações da Loja da Leitura. 

Pandemia

Não será possível, todavia, ler no espaço, apenas doar ou retirar livros. “Devido à pandemia, preferimos não ter a possibilidade da permanência na Loja da Leitura. Futuramente, nossa ideia é que o espaço possa, sim, ser compartilhado para que nosso público fique mais tempo ali dentro e aproveite a leitura”, informa Acilene. 

Horário de funcionamento e local

A Loja da Leitura funcionará no mesmo horário que as demais lojas: 
- De segunda à sexta-feira: das 10h às 22h;
- Aos sábados, domingos e feriados: das 14h às 20h. 

O espaço fica localizado no Piso 1 do Shopping 3 Américas, ao lado da Kopenhagen.

 
Com assessoria
 
 Imprimir