Imprimir

Imprimir Notícia

24/09/2021 às 16:22 | Atualizada: 24/09/2021 às 16:34

Festival Zé Bolo Flô leva teatro de rua para o Centro Histórico, CPA 1 e Pedra 90

Priscila Mendes

Performances, espetáculos itinerantes, teatro em caixinha, dança, orquestra de percussão com latas, poesia musical, circo e hip-hop. O Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua chega à 4ª edição, espalhando arte nas diversas expressões pela cidade de Cuiabá.

O evento será realizado a partir da próxima quinta-feira (30) e segue até sábado  (2/10), no Centro Histórico de Cuiabá e em grandes bairros-polos da cidade, o CPA 1 e o Pedra 90.

A ideia é transformar cada local em espaço de acolhimento cênico, despertando o olhar sensível adormecido pelo cansaço de quem vive o segundo ano em pandemia. 

Mantendo a tradição do teatro de rua e, ao mesmo tempo, adaptando-se às medidas de segurança sanitária, a edição especial também será transmitida ao vivo pelo Youtube, neste link.


Assim, o festival realizado pelo Grupo Tibanaré, desde 2013, segue com a proposta de promover diálogos e reflexões sobre desafios do teatro de rua, agora diante de um contexto delicado, fomentando a produção local. 

Segundo Jefferson Jarcem, idealizador da iniciativa junto à produtora Fernanda Gandes, a programação é um convite para se deixar acolher a cada momento de apresentação. As ações serão itinerantes e realizadas em cortejos, possibilitando encontros com distanciamento.

“Um grande número de artistas de rua está elaborando e reformulando o seu pensar dentro do processo criativo de como chegar ao público nesse momento, e o festival acaba abraçando isso. Então, nossos artistas convidados também toparam adaptar suas obras para o campo afetivo. Por isso, a gente fala que essa é uma edição especial, não estamos voltados somente à qualidade artística, mas à qualidade da arte como campo de humanização, encontro e esperança”, destaca Jarcem. 

Ao todo, serão 12 performances híbridas, todas presenciais e com transmissão on-line. A cada dia, se apresentam quatro grupos/artistas mato-grossenses em uma região da capital. As ações de acolhimento também repercutem em entrevistas com os artistas e as artistas participantes, que irão compor, junto aos vídeos das apresentações, um registro de toda a experiência. 


O 4º Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua é viabilizado pela Lei Aldir Blanc, via Edital “Circuito de Mostras e Festivais”, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT).

A curadoria é de Jarcem e Jeferson Bertoloti, proponente do projeto que, em um segundo momento, também promoverá uma residência artística - inscrições e mais informações sobre ela, pelas redes sociais do Grupo Tibanaré no Instagram e Facebook

Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua

Idealizado e produzido pelo Grupo Tibanaré, em parceria com a Secel/MT, o Festival Zé Bolo Flô de Teatro de Rua foi realizado pela primeira vez em 2013 e teve edições em 2015 e 2016. A iniciativa carrega o nome do poeta andarilho que ficou conhecido em Cuiabá na década de 1960 e foi eternizado no imaginário popular da cidade.


Confira abaixo a programação completa:
Programação gratuita e ao ar livre

Quinta-feira (30), no Centro Histórico 

17h: Anjos da Lata – Ritmos de Lata 
Local: começa no Museu de Imagem e Som de Cuiabá (Misc) e encerra na Praça da República. 

17h30: Cia Vostraz De Teatro – Conversas de botas e batidas 
Local: começa na Praça do Rasqueado e encerra na Praça Ipiranga.

18h: Theatro Fúria – Histórias ao pé do ouvido com as Furiosas Macchinas Historiadoras 
Local: Praça Ipiranga 

18h30: Grupo Variações – Dançar na rua, por que não? 
Local: começa na Praça Ipiranga e encerra na Praça República

Sexta-feira (01), no bairro CPA 1
9h: Nhantumbo'space – Memórias
Local: Terminal do CPA 1

9h30: Grupo Limacs – Olha o palhaço no meio da rua
Local: Terminal do CPA 1 e comércios

10h: Juliana Graziela – Performance Índia Ró
Local: Terminal do CPA 1 e comércios

10h30: Sabiá – Canta e Conta Sabiá 
Local: Terminal do CPA 1

Sábado (02), no bairro Pedra 90 
19h: Spectrolab – Epif Nia 
Local: Praça Cultural do Pedra 90

19h30: GORA – Grafite 
Local: Praça Cultural do Pedra 90

20h: BBoys VG e CBA – Cypher dos BBoys 
Local: Praça Cultural do Pedra 90

21h: Leite de Pedras – Espetáculo Estórias de Jardim 
Local: Instituto Casarão das Artes
Com assessoria
 
 
 
 Imprimir