Imprimir

Imprimir Notícia

28/09/2021 às 09:30

Cuiabá agora tem museu virtual com passeio por 22 patrimônios históricos

Priscila Mendes

Oferecer um roteiro virtual turístico patrimonial é a proposta do projeto “Educação Patrimonial por meio da visitação guiada virtual aos patrimônios históricos de Cuiabá”. O visitante pode passear por esta plataforma on-line e acessar o acervo de imagens e textos sobre 22 patrimônios históricos da capital.

O projeto foi idealizado pela advogada e gestora cultural Elaine Thomé Parizzi, financiado pela Lei Aldir Blanc, executada pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, com apoio do Conselho Municipal de Política Cultural de Cuiabá. 

O objetivo é tornar público um acervo sobre a memória de Cuiabá e promover educação patrimonial por meio da visitação guiada, virtualmente e gratuitamente.

“A cultura cuiabana é de uma riqueza sem tamanho e maior ainda são nossos artistas e profissionais da cultura, que criam, provocam a reflexão, resgatam e se dedicam a manter viva a cidade por meio de seus trabalhos”, elogiou a titular da pasta municipal de Cultura, Carlina Rabello Leite Jacob.

Intuitiva e didática, a plataforma pode ser acessada por qualquer público, desde a comunidade escolar até um internauta curioso, que conhecerá um pouco da história de Cuiabá a partir dos registros de cada monumento.

“A essência turística de Cuiabá é patrimônio cultural e o site se constrói para que as pessoas possam fazer o reconhecimento dos locais históricos, dos patrimônios históricos que hoje se misturam em meio às edificações mais modernas. Acredito que o museu virtual terá um papel fundamental na promoção da educação patrimonial, além de incentivar a preservação local, dando maior visibilidade a todos os monumentos patrimoniais”, avalia a idealizadora do projeto, Elaine Thomé Parizzi.

Farão parte do roteiro virtual, nesta primeira etapa do projeto, 22 patrimônios tombados (são 46 ao todo), que compõem a história patrimonial de Mato Grosso:
1 - Arsenal de Guerra (Sesc Arsenal)
2 - Casa Barão de Melgaço (Academia Mato-grossense de Letras)
3 - Antiga Casa do Artesão
4 - Centro Geodésico da América Latina (obelisco em frente à Câmara Municipal)
5 - Cine Teatro de Cuiabá
6 - Fachada do primeiro Batalhão da Polícia Militar
7 - Fachada do Cemitério da Piedade
8 - Fachada da Santa Casa de Misericórdia
9 - Grande Hotel
10 - Igreja da Boa Morte
11 - Igreja São Gonçalo
12 - Igreja Bom Despacho
13 - Igreja do Rosário e São Benedito
14 - Igreja Senhor  dos Passos
15 - Liceu Cuiabano
16 - Mercado do Peixe
17 - Palácio da Instrução
18 - Palácio da Justiça
19 - Residência dos Governadores
20 - Secretaria geral
21 - Seminário da Conceição
22 - Tesouro do estado

 
Com assessoria
 
 Imprimir