Imprimir

Imprimir Notícia

18/10/2021 às 10:42

Documentário de MT 'As cores que habitamos' é agenda do Cine Teatro nesta terça

Priscila Mendes

O documentário “As cores que habitamos” (Brasil, 2021, 51’), de Marithê Azevedo, é atração presencial da Temporada de Filmes do Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira (19), às 19h30. Por compor a sessão Realizadores de Mato Grosso, todos pagam meia: o ingresso custa R$ 5. A partir das 19h30, é permitido estacionar em frente ao cinema público.

O filme, de classificação indicativa livre, é uma reflexão sobre as múltiplas culturas que emergem na cidade de Cuiabá e a constroem. A sessão contará com a presença de Marithê e de participantes do filme para um bate-papo após a projeção, mediada pela pesquisadora e crítica de cinema Aline Wendpap. 

Esta será a primeira exibição presencial do documentário, que já foi compartilhado de forma on-line pelo Cine Teatro Cuiabá no aniversário da cidade, além de ter integrado a Mostra de Telefilmes da programação on-line do Cinemato 2021 – 20º Festival de Cinema e Vídeo de Cuiabá.

A obra é resultado da relação que Marithê Azevedo vem tecendo com a cidade de Cuiabá por meio de pesquisas e poéticas urbanas há mais de uma década. A cineasta ressalta que, no documentário, a linha poética tem uma relação com a água e com o círculo como elementos estruturantes da narrativa.

Enquanto diferentes pessoas desenham uma árvore, estabelece-se uma conversa sobre Cuiabá, que vai revelando as metáforas do desenho: as raízes como ancestralidade, o tronco como a atualidade e a copa como um porvir. Essa ação tece interligações com narrativas de moradores de diferentes lugares da cidade.

“As cores que habitamos é sobre nós. Nós enquanto existências, nós como pessoas, mas também daqueles nós que atamos e desatamos: que por vezes chamamos de cultura. A narrativa documental de Marithê Azevedo vai, camada a camada, revelando traços daquilo que somos feitos. Ela vai conectando imagens, sons e visões sobre ser e viver nossa cidade. Sobre aquilo que construímos, sobre aquilo que destruímos, sobre o que temos, sobre o que não temos mais. Um tratado sobre a cultura de Cuiabá”, constata Jan Moura, secretário-adjunto de Estado de Cultura.

O filme As cores que habitamos tem a fotografia de João Carlos Bertoli e foi produzido pela Lamiré Cinema e Vídeo com apoio do edital Procine, em parceria com a Secretaria de Cultura do Município de Cuiabá.

Marithê Azevedo é documentarista, recebeu o prêmio de Melhor Documentário Brasileiro por Memórias Clandestinas no Festival Internacional do Cinema Feminino e o Prêmio Intercom de Melhor Pesquisa sobre Audiovisuais e Educação pelo documentário/ficcional Imagens da Cidade.

Serviço
Estreia presencial do documentário “As cores que habitamos” (Brasil, 2021, 51’), de Marithê Azevedo
Bate-papo com a realizadora e participantes do filme, mediada pela crítica de cinema Aline Wendpap.
Data: Terça-feira (19), às 19h30
Local: Cine Teatro Cuiabá
Ingresso: Sessão Realizadores oferece meia-entrada para todos: R$ 5.

 
Foto do corpo do texto: a cineasta Marithê Azevedo. Crédito: Divulgação
 
Com assessoria
 
 Imprimir