Imprimir

Imprimir Notícia

22/10/2021 às 09:30 | Atualizada: 12/01/2022 às 12:21

Muito além de Adele: Confira sete casos de plágios e coincidências no mundo musical

Paulo Henrique Fanaia

Se você mora no planeta Terra, já deve saber da polêmica envolvendo a cantora Adele e o brasileiro Martinho da Vila. O compositor Toninho Geraes, autor do clássico “Mulheres”, gravada por Martinho em 1995, acusa Adele de ter plagiado a música quando gravou “Million Years Ago”, em 2015. E esse assunto emergiu recentemente. É plágio? É coincidência? Isso, somente os tribunais vão dizer.
 
O que importa mesmo é que o Entretê separou sete casos de plágios e coincidências musicais famosas para você dizer: “Sério que eu nunca tinha reparado nisso?”. Tem artista internacional copiando artista brasileiro e vice-versa. Você conhecia todos?
 
Taj Mahal x Da Ya Think I’m Sexy?
 
Um dos casos de plágios mais famosos e conhecidos do Brasil e do mundo. Tudo começou quando Rod Stewart veio passar o carnaval no Brasil em 1978. Entre uns drinks e outros ele ouviu a clássica “Taj Mahal” de Jorge Ben Jor, lançada em 1976, e pronto!

No ano seguinte Stewart lança “Da Ya Think I’m Sexy?”, que é praticamente idêntica à música de Jorge Ben, que processou Stewart e obrigou o cantor a doar o dinheiro do processo para a Unicef. Em biografia, Stewart confessa o plágio dizendo que a música de Jorge Bem grudou na cabeça e o plágio foi “inconsciente”. Compare!
 
 
 


Rap das Armas x Your Love
 
Ah, o funk proibidão! Você já reparou na semelhança musical entre o “Rap das Armas”, famosa por ser trilha sonora do filme 'Tropa de Elite' e o maior clássico do The Outfield? Se não tinha reparado até hoje, desculpe-me por abrir seus olhos! As músicas se parecem muito!
 
 



Adultério x Tédio
 
Muita gente não pegou a referência à época em que Mr. Catra lançou “Adultério”, mas os donos do Hit original, sim! Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão, disse em entrevista que a banda não gostou de ter sido copiada na cara dura por Catra, mas para evitar qualquer tipo de censura, o grupo achou melhor o público decidir se a música era boa ou não.

Não dá para chamar de plágio, mas uma paródia, pois usa de elementos paralelos.
 




Somebody That I Used to Know x Seville
 
Quem viveu o ano de 2011 se lembra do cantor Gotye cantando toda hora na rádio. O fato é que a música tem um sampler de “Seville”, canção composta em 1967 pelo violinista brasileiro Luiz Bonfá. A família do músico processou Gotye que foi obrigado a creditar Bonfá como coautor da obra e teve que desembolsar mais de R$ 1 milhão em direitos autorais. Encontre aí!
 




Que País é Esse? x I Don’t Care
 
Renato Russo nunca negou as inspirações musicais para compor as músicas da Legião Urbana, mas a semelhança entre “Que País é Esse” e “I Don’t Care” dos Ramones é algo inegável.
 




What to Do x Sabbath, Bloody Sabbath
 
Você sabia que a cantora Vanussa foi roqueira? Você sabia que uma das maiores lendas do rock nacional é o suposto plágio que o Black Sabbath fez da única música em inglês da cantora? Isso é discutido há muitos anos. Nem o Black Sabbath nem a Vanussa confirmam o caso.

Muito pelo contrário, em entrevista, a própria Vanussa descartou a possibilidade e disse que se tratava apenas de uma coincidência musical. O fato é que o riff de guitarra é muito parecido.
 




Ice Ice Baby x Under Pressure
 
O Vanilla Ice na época do lançamento do único sucesso, em 1990, até tentou dizer que “Ice Ice Baby” e “Under Pressure”, composta pelo Queen e David Bowie, eram diferentes, mas não colou. Depois de uma batalha judicial que durou anos, o vocalista do Vanilla Ice disse em 2017 que comprou os direitos de “Under Pressure”. De acordo com ele, seria mais barato comprar do que fazer um acordo. O músico acabou confessando que as músicas são iguais.

 



Música Bônus!

Same Mistake x Coração Cachorro

Auuuuu! É claro que o sucesso do momento não podia ficar de fora desta lista! Não se pode enquadrar "Coração Cachorro" como plágio de "Same Mistake", música gravada por James Blunt em 2007, pois há quem defenda que precise de um mínimo de compassos para isso. Mas que, ao ouvir, todo mundo se lembra imediatamente do sucesso internacional na hora, ah, isso, sim!

Os seis autores responsáveis pela composição do famoso arrocha reconhecem a "importação" e argumentam se tratar de uma citação. E você, o que acha? 

 
 

 
 Imprimir