Imprimir

Imprimir Notícia

01/11/2021 às 13:06

Conselho Estadual de Cultura abre inscrições para eleger novos representantes

Entretê

Com 14 vagas abertas para eleger os novos representantes da sociedade civil, o Conselho Estadual de Cultura (CEC) abre inscrições, nesta segunda-feira  (1º), para os candidatos a membros do colegiado, referente ao período de 2022 a 2026.

Para a participação, é necessário ter pelo menos 18 anos de idade, comprovar efetiva contribuição na área cultural e ser residente em Mato Grosso. O processo eleitoral inclui também a seleção dos eleitores que vão participar da votação.

Todo processo eleitoral será feito on-line, desde as inscrições para as vagas de eleitores e candidatos a membros do órgão, como a votação dos novos conselheiros. Os acessos estão disponíveis por meio de formulários no site da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT). Para os eleitores, é este formulário; e para candidatos, neste.

“Mais uma vez, a classe cultural tem oportunidade de participar ativamente e contribuir para o desenvolvimento das políticas culturais em Mato Grosso. Estar no Conselho de Cultura é ter voz e poder para propor, orientar, fiscalizar, decidir. E pela importância e responsabilidade do cargo, precisamos ser cuidadosos no processo eleitoral, garantindo que os escolhidos sejam efetivamente pessoas que fazem parte da cadeia produtiva da cultura”, destaca o secretário Alberto Machado, o Beto Dois a Um.

Inscrições e vagas

As inscrições ficam abertas até 30 de novembro. O Regimento Eleitoral está disponível neste link, onde estão descritos todos os requisitos necessários para a participação, previstos nas leis do Sistema Estadual da Cultura (10.362) e do Conselho Estadual de Cultura (10.378). 

Vale ressaltar que tanto o eleitor quanto o candidato a conselheiro só poderão votar e/ou pleitear a vaga relacionada à sua área artística de atuação ou no território onde reside.

As vagas são divididas entre os seguintes segmentos culturais: artes cênicas, patrimônio histórico e cultural, artes visuais, cultura tradicional e étnico-cultural, humanidades, música e rede de Pontos de Cultura.

Também estão distribuídas entre os territórios mato-grossenses: Cuiabá, Juruena, Paraguai-Guaporé, Vermelho, Teles Pires e Araguaia. Os municípios que compõem as regiões estão descritos nos anexos do Regimento Eleitoral.

O Conselho

Regulamentado pela Lei 10.378/2016, o Conselho Estadual da Cultura é um órgão colegiado vinculado à Secel. Com o objetivo de estabelecer diretrizes e prioridades para o desenvolvimento da política pública cultural em Mato Grosso, o CEC tem competência deliberativa, normativa, consultiva e de fiscalização.

Ao todo, é composto por 28 membros e suplentes, sendo 14 deles os representantes dos segmentos culturais e territórios mato-grossenses, e outros 14 os conselheiros indicados pelo Poder Público.

Mais informações, pelo e-mail conselhodecultura@secel.mt.gov.br e telefones (65) 3613-0207 / 0231.

 
Com assessoria
 
 Imprimir