Imprimir

Imprimir Notícia

22/11/2021 às 14:20

Pesquisa da UFMT busca preservar saberes tradicionais de quilombo em MT

Entretê

Benzedeiras e benzedores do Quilombo Mata Cavalo, em Nossa Senhora do Livramento, são parte de uma pesquisa de campo para o mapeamento social das práticas de cuidado e cura desenvolvidas na comunidade.

O estudo envolve aprofundar o diálogo com a comunidade e também o apoio a proposição junto a Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento para o reconhecimento desses saberes tradicionais como parte das ações de saúde pública.

A pesquisa consiste inicialmente em buscas dos saberes tradicionais junto a comunidade quilombola pela equipe do projeto. “Os saberes de cuidado e cura a partir da benzeção e do preparo das garrafadas são importantes, porque tal prática é ancestral e muitas pessoas da comunidade se utilizam delas. Por essa razão, faz-se necessário assegurar que tais práticas não se percam”, destaca o professor Edson Caetano, líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Trabalho e Educação (GEPTE) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

“Outra razão é a constatação de que as pessoas que se ocupam desses ofícios estão envelhecendo e a juventude do quilombo não manifesta interesse em aprender”, enfatiza Edson Caetano.

Professores e alunos atuam em conjunto com professoras da escola quilombola, agentes de saúde, estudantes e principalmente os detentores de ofícios de cura e cuidado.

No diálogo com esses apoiadores, é realizado o levantamento preliminar de um mapa da cultura e tradição popular. “A comunidade tem sido não só receptiva, mas também está envolvida nas atividades formativas e rodas de conversa”, conta o professor.

O mapeamento social será seguido de uma série de oficinas e rodas de conversa com os detentores desses ofícios.

O objetivo dos encontros é a criação de um coletivo e a construção de canteiro/farmácia viva de ervas e plantas medicinais nativas associadas aos saberes tradicionais.

Outro resultado do projeto é a proposição de um projeto de lei junto a Câmara Municipal de Nossa Senhora do Livramento como lei de iniciativa popular.

 
Com assessoria
 
 Imprimir