Imprimir

Imprimir Notícia

01/12/2021 às 19:08 | Atualizada: 01/12/2021 às 19:09

Festival promove ações culturais em MT com lançamento na Parada do Orgulho LGBTQIA+

Priscila Mendes

Será lançado, durante a Parada do Orgulho LGBTQIA+, o Festival Vambora, no próximo sábado (4), a partir das 16h, com concentração na Praça Ipiranga e destino à Praça das Bandeiras, ambas em Cuiabá, onde ocorrerá o ato-show cultural e político, com mais de 20 apresentações artísticas.

O festival é promovido pela Associação Movimento Vambora, resultado da junção dos movimentos das artes cênicas, das mulheres, movimento negro, bem como o movimento LGBTQIA+, em defesa de direitos civis e com foco em construir projetos conjuntos.

"Considerando que o princípio da arte é agregar e não segregar, o objetivo do movimento é não só fazer o fortalecimento da classe artística, mas também criar novos públicos, que aceitem e respeitem todas essas linguagens, que são linguagens de inclusão", declara a produtora cultural, Silvana Cordova.
 
O Festival Vambora é um projeto contemplado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), via 
emenda parlamentar, e tem o objetivo de fortalecer a classe artística local, oferecendo capacitações e promovendo ações culturais.

De acordo com Clóvis Arantes, fundador da Parada da Diversidade Sexual de Cuiabá, hoje extensiva a Mato Grosso, o Festival Vambora "agregará um peso à Parada, com os mais diferentes artistas, não sendo apenas a Drag Queen ou a pessoa gay. Vamos expandir com danças e apresentações das mais diversas".
 
O lançamento na Parada LGBTQIA+ é o primeiro passo do Movimento Vambora. A partir de janeiro, serão realizadas capacitações para empreendedores da música, para a comunidade LGBTQIA+ e para toda a classe artística. Já estão previstas também apresentações artísticas e a Mostra de Cururu.

"Pela primeira vez, os artistas que estarão se apresentando na Parada receberão um cachê. [...] Estaremos reconhecendo, por exemplo, que a Drag Queen, em todo seu trabalho de construção artística, de estudo de personagem, deve ser inserida no movimento e no cenário artístico, já que o objetivo é incluir", finaliza Silvana.
 
Serviço
Lançamento do Festival Vambora na Parada do Orgulho LGBTQIA+
Data: Sábado (04), às 16h
Local: Concentração na Praça Ipiranga

 
Com assessoria
 
 Imprimir