Imprimir

Imprimir Notícia

02/12/2021 às 09:59

Grupo de MT oferece oficina gratuita de produção de zines

Priscila Mendes

O grupo de artistas mato-grossenses Mandiba irá oferecer, a partir da próxima terça-feira (7), à noite, a oficina on-line “Reciclagem de livros: Como criar uma zine não-criativa”. A participação é gratuita e as inscrições estão abertas por meio deste formulário.
 
A iniciativa, que tem por objetivo compartilhar processos criativos e incentivar a reciclagem, é foi contemplada no edital Movimentar – Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).
 
As oficinas ocorrerão nos dias 7, 9, 14, 16 e 18, sempre das 19h30 às 21h30 (horário de Cuiabá) - terças, quintas e sábado), pelo Google Meet (em link a ser divulgado posteriormente), e tem um número limitado de inscritos.
 
Todos os participantes de Cuiabá receberão um Kit Zine, em que serão disponibilizados alguns materiais, a fim de contribuir com a confecção das páginas do material. Ao final, a zine criada será editada e publicada fisicamente. Cada participante terá direito a um exemplar e os demais serão distribuídos nas bibliotecas e livrarias de algumas cidades de Mato Grosso. 
 
“Pensamos na concepção de um processo não-criativo como metodologia e ferramenta, que se traduz bem na ideia de ‘reciclagem de livros’, isto é, com o aporte teórico e provocações, as criações vão partir da apropriação de obras já existentes para, nessa espécie de relação, criarmos novas peças, textos, ilustrações, etc.”, explicam Pedro Duarte e Marcella Gaioto, membros do grupo Mandiba e idealizadores da oficina.
 
Zines são publicações independentes, geralmente artísticas, sobre temas variados, contendo poemas, fotografias, histórias em quadrinhos, trabalhos gráficos, opiniões, entre outras expressões.
 
Sobre o grupo Mandiba
 
Idealizado e fundado este ano pelos artistas João Alexandre Pereira (Curitiba-PR), Marcella Gaioto (Cuiabá-MT) e Pedro Duarte (Cuiabá-MT), o grupo de artistas escolheu o como nome-disparador a palavra mandiba, uma variedade de mandioca, por ser uma importante planta para a concepção da cultura brasileira desde antes da colonização. O grupo tem como objetivo um processo artístico rizomático, assim como as raízes da mandiba.
 
Essa é a primeira oficina lançada pelo grupo Mandiba. Mais informações, pelo site www.mandiba.me.
 
 Imprimir