Imprimir

Imprimir Notícia

17/12/2021 às 16:10

Coletivo Spectrolab apresenta experimento cênico 'Resíduos Amazônicos: Jantar' neste sábado

Priscila Mendes

Um experimento cênico inspirado em elementos folclóricos da Amazônia será apresentado, neste sábado (18), às 19h, pelo Coletivo Spectrolab. A apresentação é gratuita (cabendo contribuições voluntárias) e para um número reduzido de pessoas, na sala Anderson Flores, no Cine Teatro Cuiabá.

No espetáculo "Resíduos Amazônicos: Jantar", o grupo utiliza materiais reciclados para contar uma história cercada de suspense. O público poderá acompanhar a apresentação presencialmente ou de forma on-line, pela plataforma Primeiro Piso.

Após a performance de intervenção urbana "Resí(duo)" e o workshop "Corpos Residuais", o coletivo chega ao terceiro trabalho criado a partir de materiais residuais de diferentes origens. Cada um desses resíduos, manuseados pelos artistas Douglas Peron e Millena Machado, são transformados em bonecos, máscaras e outras peças que ajudam a contar inúmeras histórias.

Aproximando-se da história de "Capelobo", personagem do folclore conhecido por um corpo que mistura membros humanos com os de um tamanduá-bandeira, o experimento pretende desvendar os mistérios de uma vila que passa por momentos de terror.

Contando com o apoio de ferramentas do teatro caixa-preta (fundo preto), a apresentação colocará o espectador diante de uma realidade nem sempre aparente.

De acordo com Douglas, a utilização dos resíduos possibilitaram a construção de peças curiosas e que devem chamar atenção do público. "Dessa vez apostamos na reutilização de resíduos eletrônicos para confecção e manipulação de três personagens. Cada um deles parecem curiosos e ao mesmo tempo assustadores", afirmou o ator e performer.

Parte dos materiais utilizados para confecção dos objetos que serão utilizados na apresentação foram doados pelo EcoDescarte. A empresa é especializada em gestão de resíduos eletrônicos e forneceu cabos, placas eletrônicas, teclados e outras peças.


Com patrocínio do Banco da Amazônia, o espetáculo conta ainda com a dramaturgia de Caio Ribeiro, iluminação de Karina Figueiredo, trilha sonora e sonoplastia de Lucas Oliveira (Sumac Records), figurinos de Naiane Gonçalves e suporte técnico de Marcelo Sant'anna.

Métodos para assistir

A sala Anderson Flores, no Cine Teatro, tem um número limitados de lugares e, por isso, é preciso se programar. A 
distribuição dos ingressos começou nesta sexta-feira (17), na bilheteria do espaço. Além disso, todos os presentes precisam apresentar o passaporte da vacina (com duas doses da vacina contra covid-19 ou dose única) e permanecer de máscara.

Já os que optarem por assistir de forma on-line, é necessário garantir o ingresso pela plataforma Primeiro Piso. Após garantir a entrada virtual, o interessado recebe no próprio e-mail a confirmação de presença e o link para a transmissão do espetáculo.

Na mesma plataforma ainda há a opção de pagamento de ingresso, para os que podem e gostariam de colaborar com as produções do Coletivo.

Serviço:
Experimento Cênico "Resíduos Amazônicos: Jantar"
Data: Sábado (18), às  19h
Local: Cine Teatro Cuiabá - Sala Anderson Flores ou on-line
Ingressos gratuitos:
Apresentação presencial: retirada a partir da sexta-feira (17), na bilheteria do Cine Teatro
On-line: pela plataforma A Primeiro Piso

 
Com assessoria
 
 Imprimir