Imprimir

Imprimir Notícia

23/12/2021 às 14:41

Livro e documentário sobre João Carlos Vicente Ferreira são lançados nesta quinta

Priscila Mendes

O escritor João Carlos Vicente Ferreira receberá, nesta quinta-feira (23), homenagens à altura de sua produção cultural: um documentário e um livro que retratam a obra do mestre da Cultura mato-grossense. O lançamento será às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá, com entrada franca.

As homenagens foram contempladas no 
edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, a partir de projeto apresentado pela gestora cultural Cristina Ferreira.

O livro e o documentário de média-metragem, ambos chamados "
João Carlos Vicente Ferreira: Um Ser Cultural", mostram a trajetória de uma vida dedicada à cultura brasileira, com foco maior em Mato Grosso, onde João Carlos pesquisou, editou e escreveu livros, revistas e vídeos, além de escrever peças de teatro. É membro do Instituto Histórico e da Academia Mato-Grossense de Letras e de inúmeras outras instituições culturais, em Mato Grosso e país afora.

As obras registram 
como as ideias culturais de João Carlos foram colocadas em prática, por meio de dados e depoimentos de pessoas que acompanharam a trajetória do homenageadoo. O livro é escrito por Maria Rita Ferreira Uemura e o documentário é produzido e dirigido por Welcome Luíz da Silva.

A autora do livro, Maria Rita, diz na introdução da obra que “João Carlos sempre foi muito curioso e devorou os livros, gibis, jornais, revistas e fotonovelas que teve ao alcance na infância. Queria entender como era possível escrever e publicar. Esta nobre arte lhe parecia tão distante e ao mesmo tempo exercia um fascínio sobre ele. Admirava a criatividade dos que produziam os textos”.

“Desde o primeiro momento em que ele pisa em terras de Mato Grosso, em fins da década de 1960, se deu conta de que é um ‘ser cultural’. Foi daqueles que, ainda menino, peneirava dizeres e saberes e os guardava em sua mente, processava-os e os colocava em caixinhas separadas, para serem retirados e usados na hora certa, no momento adequado. Ouvinte atento, se interessava por histórias e as impressões que as pessoas tinham sobre a vida e os seus acontecimentos", continua a autora.

João Carlos Vicente Ferreira sempre indagava: "o que será de mim daqui há 50 anos?". Talvez refletir sobre a brevidade da vida o tenha feito querer viver tudo ao mesmo tempo. E ele realizou muita coisa: 
se consolidou jornalista, pesquisador, escritor, músico, editor e dramaturgo.

Serviço

Lançamento de livro e documentário em homenagem ao escritor João Carlos Vicente Ferreira
Data: Quinta-feira (23), às 19h30

Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Observação: Será exigido comprovante de vacina contra a covid-19

 
Com assessoria
 
 Imprimir