Imprimir

Imprimir Notícia

04/01/2022 às 09:29 | Atualizada: 04/01/2022 às 14:40

Cine Teatro recebeu 20 mil pessoas em 2021 e palco já programa chamamento para 2022

Priscila Mendes

Dois mil e vinte e dois já começou e, para o Cine Teatro Cuiabá (CTC), deve ser um ano de muito sucesso e superação, tal qual 2021, quando ainda se toma os cuidados contra a covid-19, mas permite-se público e espetáculos.

O lançamento do edital de ocupação do CTC, para pautas de sustentabilidade e de fomento cultural, está previsto para meados de janeiro.

Em 2021, o equipamento cultural da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), administrado via contrato de gestão compartilhada pela Associação Cultural Cena Onze, recebeu 350 espetáculos e 20 mil espectadores.

Confira os principais destaques:

No dia 11 de junho, véspera da data mais romântica do ano, o Cine Teatro Cuiabá foi palco do show Live in Love, com músicas memoráveis, cantadas pelos artistas locais: Pescuma, João Carlos e a Cia de Teatro Cena Onze, além das participações especiais de Rodinei Barbosa e da dupla Henrique e Claudinho.

Dezenas de outros espetáculos regionais também abrilhantaram o Cine, entre eles o Prêmio MT Artes, que ocorreu na noite de 9 de junho e homenageou a classe artística mato-grossense. Bem como o ator e humorista Thyago Mourão, que garantiu a gargalhada do público com a peça ‘História de Pescador’, nos dias 7 e 8 de agosto.

Também em agosto, os alunos da MT Escola de Teatro colocaram em prática as aulas de graduação e apresentaram ao público o resultado do aprendizado do curso superior oferecido em Mato Grosso, em mais uma edição da Mostra de Cenas. Em 26 de setembro, quem brilhou no CTC foi o Miss Mato Grosso Gay, esbanjando glamour e simpatia.

No dia 2 de outubro o ator André D’Lucca retornou aos palcos e divertiu a plateia com o show ‘Almerinda Atômica’. De 2 de outubro a 7 de novembro, sempre aos sábados e domingos, a sala Anderson Flores foi o espaço do espetáculo Bereu, que é resultado das pesquisas de mais de dez anos de convivência com as mulheres do presídio feminino Ana Maria do Couto May, em Cuiabá (MT).

Entre 5 de outubro e 12 de dezembro, o foyer do Cine Teatro recebeu a Exposição dos Artistas Homenageados em Memória, uma das mostras do 26º Salão Jovem Arte, expondo obras de nomes como Marília Beatriz de Figueiredo Leite, Adir Sodré, Clóvis Irigaray e Magna Domingos.

De 2 a 5 de dezembro, o Festival Satyrianas, que conquistou o prestígio de mais de 2 mil pessoas, de forma presencial e on-line, e transformou Mato Grosso em uma das sedes da cultura nacional, por meio de uma parceria da Cia Cena Onze de Teatro, MT Escola de Teatro e Cia de Teatro Os Satyros.

Finalizando, entre os dias 3 e 5 de dezembro, foi a vez da tradicional Mostra de Dança de Mato Grosso, que chegou à 14ª edição, promovendo a interação entre artistas do Estado e outros grandes nomes da dança no Brasil. Integrando a programação, estiveram os bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Ana Botafogo, Cícero Gomes e Liana Vasconcelos, e o diretor do Malosá Studio de Dança, André Malosá - referência na capital paulista.


O grupo cristão Kemuel colocou a galera para louvar com músicas inspiradas no gospel norte americano e na produção cristã contemporânea, na noite de 19 de setembro. 

O Cine também recebeu shows e stand-ups nacionais de artistas renomados, como o comediante Marcus Cirillo, em 22 de agosto. No dia 15 de setembro, quem alegrou a plateia foi o humorista Rodrigo Marques, com o show ‘Inimigo do Nível’. No dia 1º de outubro, quem esgotou os ingressos da casa foi o humorista Márcio Donato, com o show ‘Eu Odeio Viver’.

 
Com assessoria
 
 Imprimir