Imprimir

Imprimir Notícia

04/01/2022 às 14:28 | Atualizada: 04/01/2022 às 14:28

Primeira surda a conquistar o título de mestra pela Unemat pesquisou línguas indígenas de sinais

Entretê

A professora Andréa dos Santos Leite é a primeira surda com título de mestra pela Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). Ela defendeu, no último dia 28, a dissertação “As línguas indígenas de sinais em Mato Grosso: notícias de uma professora surda”, no mestrado em Linguística da Unemat e passou a  ser a terceira pessoa surda do Estado a conquistar tal título.

Andréa é professora efetiva da Unemat desde 2014. “A conquista desse título de mestra vem através da base que é a minha família e que sempre foi essencial à minha educação, me colocando sempre nos trilhos e nunca me deixando desistir. A Unemat sempre esteve à frente e, de portas abertas, para a Inclusão”, agradeceu.

A pesquisa de mestrado da professora procurou identificar a utilização de línguas de sinais entre indígenas surdos em Mato Grosso. A pesquisa seguiu o exemplo dos estudos de Shirley Vilhalva que realizou um mapeamento de línguas de sinais emergentes em comunidades indígenas existentes em Mato Grosso do Sul.

A exemplo do que foi constatado no estado vizinho, a professora da Unemat levantou dados que sugerem a existência de indígenas surdos que se comunicam através de outras línguas de sinais, além da Libras, e que carecem de melhores descrições e documentações. A pesquisa ainda relata o depoimento de uma professora surda que acompanhou um indígena também surdo no Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS).

A pesquisa foi orientada pelo professor doutor Wellington Pedrosa Quintino e foi avaliada pelas professoras doutoras Mônica Cidele da Cruz e Nilce Maria da Silva.

 
Com assessoria
 
 Imprimir