Imprimir

Imprimir Notícia

05/01/2022 às 11:07

Orla do Porto II terá esculturas de Dante de Oliveira, de Jejé de Oyá e de viola de cocho

Entretê

Em construção, a Orla do Porto II terá como parte de suas atrações monumentos que reproduzem personalidades e elementos que fazem parte da história de Cuiabá. As esculturas homenageiam o estadista cuiabano Dante Martins de Oliveira e o eterno carnavalesco e colunista social Jejé de Oyá, falecidos em 2006 e 2016, respectivamente. A viola de cocho, símbolo cultural da Capital, também estará presente no novo espaço de lazer.

A produção das peças é feita pelo artista plástico Frede Fogaça. Segundo ele, as estátuas de Dante de Oliveira e Jejé de Oyá são construídas com fibra e preenchidas internamente com pluriometano. O tamanho seguirá a altura real dos personagens, sendo que o primeiro ficará em pé e o segundo sentado.

Já a viola de chocho terá aproximadamente nove metros de altura e possui como base na sua concepção o metal e a fibra. “São estruturas produzidas para serem definitivas, seguindo a realização das manutenções periódicas. Os materiais utilizados nelas são de primeira linha e difíceis de quebrar. Com toda certeza, o espaço contará com os mais bonitos monumentos de Cuiabá”, relata o artista.

De acordo com o vice-prefeito e secretário de Obras Públicas, José Roberto Stopa, as esculturas estão previstas para serem entregues em abril deste ano, como parte da programação de comemoração do aniversário de 303 anos da Capital. A data exata ainda será definida e também marcará a inauguração da Orla do Porto II, que será mais um ponto turístico e de lazer de Cuiabá.

O projeto conhecido como Orla do Porto II foi elaborado pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano (IPDU) e é executado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas. 
A requalificação abrange o trecho, às margens do Rio Cuiabá, situado entre a Ponte Júlio Muller e o Cais do Porto.

Com mais de 600 metros de extensão, o local contará com calçadão, iluminação, arborização e adequações de acessibilidade. Além disso, o espaço terá estacionamento, academia ao ar livre, e área destinada para feiras livres.

“Já levantamos o muro de gabião, fizemos a terraplanagem e compactação do solo e, agora, estamos avançando com as etapas de concretagem e também a instalação de iluminação de LED”, explica Stopa.

 
Com assessoria
 
 Imprimir