Imprimir

Imprimir Notícia

10/01/2022 às 09:58 | Atualizada: 10/01/2022 às 10:33

Curta de Sorriso sobre Minhocão do Pari foi selecionado em três festivais internacionais

Priscila Mendes

O curta-metragem de ficção "O Minhocão do Pari - a origem da Lenda", do cineasta Salles Fernandes de Sorriso (418km de Cuiabá), é um dos selecionados para participar de três festivais internacionais em janeiro, um dos Estados Unidos, outro do Kuwait e outro da Índia.

A seleção no festival de Kuwait foi divulgada nesse domingo (9) e o próprio diretor do curta está esperando informações completas sobre a programação. A organização também aguarda a agenda da mostra da Índia.

A participação nos Estados Unidos será no festival The Lift-Off Global Network, de Nova Iorque e a exibição será on-line, em função da pandemia. O festival abrirá votação para o público e, em seguida, realizará uma segunda avaliação feita por jurados.

O filme ainda participará do festival nacional III Quimerama - Mostra de Cinema Independente de Ficção Científica, Horror e Fantasia, uma mostra nordestina de cinema fantástico. A seleção foi divulgada no último dia 5 e a programação será realizada entre 15 e 30 de janeiro.




Além desses festivais, o curta com a lenda mato-grossense já participou dos nacionais 3º Curta (C)errado e 2º Manaus Filme Horror Fantástico, ambos realizados em outubro de 2021.

O filme aborda uma lenda ainda desconhecida pelo Brasil e muito viva no imaginário mato-grossense de uma criatura gigante que perseguia pescadores e virava barcos às margens do Rio Cuiabá.

Para dar veracidade à trama, a produção construiu cenários e figurinos de época, já que a história se passa no século XIX. O curta conta a história do romance entre o personagem João do Boto e Maria Pari.

"Estamos animados com o potencial do curta que já foi selecionado em dois festivais no final do ano passado. E começar 2022 com a notícia de uma seleção em um festival internacional de cinema mostra que estamos no caminho certo", comemora Salles.

A obra foi 
lançada em agosto de 2021, resultado de um projeto aprovado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc, e conta com apoio da Prefeitura de Sorriso.
 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir