Imprimir

Imprimir Notícia

17/01/2022 às 14:45 | Atualizada: 17/01/2022 às 14:58

Mato Grosso discute contribuições para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro

Priscila Mendes

Mato Grosso começou a debater as contribuições para a atualização do Mapa do Turismo Brasileiro, considerando o prazo de 13 de fevereiro. A atuação atende à Portaria MTur nº 41/2021, de 24 de novembro de 2021, que consolida e atualiza as normas sobre o Programa de Regionalização do Turismo, entre outras determinações; e à Portaria MTur nº 48/2021, que antecipa o encerramento do prazo de atualização do referido mapa nacional, criado em 2019, para 15 de março deste ano.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, por meio da Secretaria Adjunta de Turismo (Seadtur), já iniciou uma série de encontros virtuais com os Conselhos Regionais de Turismo.

O objetivo é focar nas especificidades de cada uma das 14 regiões do Estado que integram o Mapa. As reuniões serão realizadas, individualmente, com representantes das regiões turísticas até o dia 24 de janeiro. 

O primeiro encontro, que ocorreu no último dia 12, contou com a presença dos representantes da Região Turística do Pantanal Mato-grossense e das secretarias de turismo dos municípios de Barão de Melgaço, Cáceres, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Porto Esperidião e Santo Antônio do Leverger.

O interlocutor estadual do Programa de Regionalização do Turismo/MT, Diego Orsini, conduziu a apresentação que, além de discutir o processo de atualização do Mapa, buscou orientar sobre a importância da regionalização e o papel da instância de governança regional para o desenvolvimento turístico e econômico da região.

O Programa de Regionalização do Turismo é uma iniciativa desenvolvida pelo Ministério do Turismo, em parceria com as unidades da Federação, que auxilia no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para as regiões.

 
Com assessoria
 
 Imprimir