Imprimir

Imprimir Notícia

14/02/2022 às 18:33 | Atualizada: 14/02/2022 às 18:47

Podcast conta a história da Rusga, mobilização que matou dezenas de portugueses em MT

Entretê

O podcast Humanos e Vulcões publica novo episódio para falar sobre a Rusga, mobilização armada ocorrida em Mato Grosso, durante o Período Regencial, que foi responsável pela morte de dezenas de portugueses.

O programa, com duração de 20 minutos, é produzido por Angélica Almeida e Arthur Santos, contando com a participação do historiador Benone Lopes. O convidado também é ator e foi um dos responsáveis por encenar por quase uma década o espetáculo de teatro que leva o nome da mobilização armada.
 
Os crimes iniciados em 30 de maio de 1834 tiveram como palco o Campo D’Ourique, atual Praça Pascoal Moreira Cabral, local em que está localizado o monumento de referência ao Centro Geodésico da América do Sul, fazendo limite com a Câmara Municipal de Cuiabá.
 
Exatamente no Campo D’Ourique, foram distribuídos os cartuchos que mataram dezenas de portugueses residentes em Mato Grosso, então chamados pejorativamente de adotivos, bicudos ou pés de chumbo. O massacre durou aproximadamente três meses, tendo como base Cuiabá, mas alcançou cidades vizinhas.
 
O podcast está disponível gratuitamente no Spotify e no Youtube.



projeto “Espaço de Rusga” foi contemplado no edital Movimentar - Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT).
 
Com assessoria
 
 Imprimir