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27/02/2022 às 15:00

Confeiteiras bombam vendendo minibolos com memes, frases divertidas e indiretas sexuais

Denise Soares

Com cores fofas, personalizados com memes, frases divertidas, românticas e até obscenas, o bentô cake ganhou o coração da clientela cuiabana. O sucesso é tanto, que as confeitarias e padarias tiveram que criar até lista de espera para dar conta da demanda.
 
Os bolinhos engraçadinhos têm origem na cultura asiática. A tendência gastronômica chegou ao Brasil em 2021. Geralmente têm 10cm de diâmetro, pesam 400 gramas e são entregues em embalagens descartáveis, acompanhados de uma colher. Por isso o nome: ‘Bentô’ significa ‘lancheira’ em japonês. Em média, custam R$ 30.
 
Leide Evangelista, da confeitaria Maria Baunilha, fez o primeiro bentô cake a pedido de uma cliente no final de 2021. Atualmente, há uma lista de espera de alguns dias já que a confeiteira produz, em média, até 50 minibolos por dia.
 
“Faz sucesso, porque, além de ser divertido, é gostoso e é um preço bem acessível para presentear. Tenho cliente que pega mais de um. Outra cliente encomendou 20 unidades para presentear a equipe dela", explicou ao Entretê.
 
A grande ‘sacada’ dos bolinhos é a soma das mensagens com o alcance das redes sociais. As mensagens engraçadas ou românticas, junto com cores chamativas, contribuem muito para a viralização nas redes.
 
“Os mais pedidos são os divertidos e os românticos. Há os obscenos e alguns não posso nem postar, tem cunho sexual. Os engraçados, em geral, têm piada interna entre quem dá o bolo e quem recebe. Tudo que pedem eu faço. Alguns são censurados na rede social, são ‘besterentos”, disse Leide, aos risos.
 
A confeiteira oferece quatro sabores ao cliente: prestígio, brigadeiro gourmet, leite ninho e doce de leite, mas pretende ampliar a linha. Leide acredita que, assim como o naked cake e o cupcake, o betô cake veio para ficar na confeitaria cuiabana.
 
“Ele ajudou muito nas vendas e agregou. Se o cliente vem retirar, ele conhece a loja e olha os outros produtos. Quem veio pelas redes sociais conhece também os outros produtos. Tenho cliente que veio pelo bentô cake e já encomendou a festa toda”, comemorou a confeiteira.
 
Leide perdeu o marido por câncer no cérebro há quase um ano e os minibolinhos a ajudaram a seguir a vida. “Me ajuda muito na parte financeira e também na psicológica. Me diverte”, finalizou.
 
Na Bendito Bocado, Norma Rodrigues chegou a recusar alguns pedidos em setembro de 2021, porque o minibolinho ainda era desconhecido em Cuiabá.
 
Confeiteira desde 2017, Norma começou a pesquisar sobre o bentô cake para atender as encomendas.
 
“O bentô faz muito sucesso, porque você não precisa de uma data comemorativa para pedir. Geralmente bolos decorados são para datas comemorativas e aniversários, o bentô é uma alternativa que você pode pedir com uma frase”, disse.
 
Norma pede até 24 horas de antecedência para produzir o minibolo. A loja oferece os sabores de brigadeiro, brigadeiro gourmet e prestígio.
 
“Também oferecemos adicionais como geleia de frutas caseiras, que eu mesma faço, tenho morango fresco, e nutella, que combina bastante com ninho. São recheios fáceis, práticos e dão várias combinações. Geralmente o tema mais pedido é de aniversário”, detalhou.
 
A confeiteira não recusa nenhum tema e topa até escrever mensagens ‘picantes’.
 
“A graça do bentô é fazer uma piada mesmo. Inclusive quando tem essas coisas engraçadas ou pesadas, a pessoa posta e agradece pelo bolinho achando superengraçado. O bentô trouxe os clientes para outros bolos e aumentou a produção. Meu ‘boom’ de pedidos era na sexta-feira e no sábado, tinha muito pedido. E com o bentô, a semana toda fica cheia”, comemorou a confeiteira.
 
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