Imprimir

Imprimir Notícia

27/02/2022 às 10:15 | Atualizada: 27/02/2022 às 10:15

Guarda Municipal apresenta temas educativos com teatro de fantoches

Entretê

A equipe de Educação para o Trânsito da Guarda Municipal de Várzea Grande, em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer da cidade, irá contemplar todas as escolas da Educação Básica com o projeto “A Arte de Proteger”.

O projeto conta com apresentações de teatro de fantoches que abordam temas adaptados às necessidades da comunidade escolar, como trânsito, meio ambiente, pandemia da covid-19, dengue, exploração do trabalho infantil, exploração sexual contra crianças e adolescentes, gravidez na adolescência, boas maneiras, entre outros.

A equipe da Guarda Municipal à frente do projeto é composta pela coordenadora Fraulen Eliza do Espírito Santo e Inês Guimarães Rodrigues. Para a coordenadora, o trânsito é o principal objetivo, pois os estudantes são pedestres e passageiros e, no futuro, serão condutores.

“De maneira lúdica e divertida, orientamos as crianças sobre as sinalizações que existem nas ruas, o uso do cinto de segurança, não beber e dirigir, não falar ao celular, uso de dispositivos de segurança para conduzir as crianças, como o bebê conforto, a cadeirinha, o assento de elevação... Orientamos também qual a idade correta para andar como passageiro em uma motocicleta”, contextualizou.

Durante as apresentações, as crianças também são orientadas a conversar com os pais para não jogarem lixo pela janela do veículo ou, enquanto pedestres, não jogarem lixo na rua ou em terrenos baldios, já que isso contribui para a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

A proposta do projeto, portanto, é conscientizar as crianças para o presente e para um futuro limpo, sem mortes no trânsito e sem a proliferação do Aedes Aegypti e, por consequência, das doenças causadas por ele, como dengue, zika e chikungunya.

O projeto “A Arte de Proteger”, desde o início do ano letivo, já atendeu três escolas, se apresentando para 781 crianças entre 4 e 12 anos. A expectativa da equipe é que, até julho, as apresentações contemplem 80% das unidades escolares e, até o final do ano, 100%. Estão previstas, também, apresentações nos Centros de Educação Infantis (CMEI).

Para a coordenadora Fraulen, prevenção é a palavra-chave do projeto, para a construção de uma sociedade cidadã e humanizada. “Não existe melhor maneira de aprender do que se divertindo”, finalizou.
 
Com assessoria
 
 Imprimir