Imprimir

Imprimir Notícia

15/03/2022 às 12:39

Idosa pantaneira ganha documentário e galeria de fotos pela sabedoria na produção de farinha

Priscila Mendes

A pantaneira de 85 anos Ana de Queiroz Pereira está sendo homenageada mestra da Cultura, por meio do projeto “Farinhas Festas e Memórias”, com o objetivo de registrar os saberes, as expressões, as técnicas e modos de fazer da comunidade Acorizal, em Barão de Melgaço. O lançamento do projeto será nesta terça-feira (15), às 18h30 (horário de Cuiabá), pelo instagram da cientista social e afroprodutora Jackeline Silva @afroprodutora, a proponente do projeto.

A fé, as conversas repletas de ensinamentos, memórias de infância, as lembranças das festividades e o envelhecimento estão presentes no curta documentário (12 minutos), assinado por Jackeline Silva. ‘Farinhas Festas e Memórias’ é uma iniciativa trasmídia e conta ainda com uma galeria de fotos de autoria de Julia Muxfeldt. O documentário e a exposição fotográfica estarão disponíveis no site afroprodutora.com.

Dona Ana, mais conhecida como dona Nequinha, é mãe, avó e bisavó, agricultora familiar, católica, já foi redeira e gostava muito de usar o tear. Atualmente, com apoio do filho Leopoldino, produz e vende farinha de mandioca e doce leite contribuindo financeiramente para o sustento da casa. 

“A farinha de mandioca e o doce leite representam muito mais do que o ganho financeiro. As etapas da produção de farinha constituem elemento agregador, porque dona Ana, a sua família e comunidade estão envolvidas promovendo interação e trocas coletivas. Já o ato de preparar doce de leite é o momento em que dona Nequinha mostra sua autonomia e se afirma como detentora de saber, por que há segredos no preparo que somente ela, pela experiência e prática, sabe”, afirma Jackeline Silva.

O projeto foi aprovado pelo edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Cultura, Esportes e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc. 
A iniciativa tem apoio do Coletivo Audiovisual Negro Quariterê, Cachara Estúdio e Moiré Filmes. 

O começo

A semente do projeto surgiu em 2012, quando Jackeline visitou a comunidade Acorizal, em Barão de Melgaço, para participar da Festa de Nossa Senhora Imaculada Conceição, que costumava reunir centenas de pessoas na celebração popular. Naquela ocasião, o trabalho da família e o envolvimento da comunidade produzindo a alimentação para a festividade tradicional despertaram a atenção da afroprodutora. 

“Alguns anos depois, com a possibilidade de homenagear mestras e mestres da cultura de Mato Grosso através do Edital Conexão Mestres da Cultura, surgiu a oportunidade de revisitar a comunidade Acorizal, de reencontrar dona Ana e os seus familiares”, contextualiza Jackeline.

Ficha técnica do curta documentário
Direção: Jackeline Silva
Direção de Fotografia: Juliana Segóvia
Roteiro: Jackeline Silva & Pedro Brites
Produção Executiva: Jackeline Silva
Montagem, Finalização, Color: Pedro Brites / Cachara Estúdio
Trilha Sonora e Som Direto: Augusto Krebs
Assistente de Som e Microfonista: Thiago Veloso
Desenho de som: Augusto Krebs & Pedro Brites
Mixagem e Masterização: Augusto Krebs
Foto Still: Julia Muxfeldt
Assistente de Produção Barão de Melgaço: Leandro Bonfim
Assistente de Produção Cuiabá: Watila Bispo
Identidade visual: Nara Silva Lobo
Site: Felipe Martins
Mídias Sociais: Maurício Pinto
Transporte: Reinaldo Bueno
 
 Imprimir