Imprimir

Imprimir Notícia

15/03/2022 às 16:05 | Atualizada: 15/03/2022 às 16:16

Estudante da UFMT vence prêmio nacional com obra de percussão inspirada em mitologia

Priscila Mendes

O estudante de Bacharelado em Composição da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Danimar da Silva foi premiado no 1º Concurso de Composição da Percussão Brasileira (PercBR), na categoria trio de percussão.

A obra vencedora foi 
“A Escalada de Perseu”, em que o estudante utilizou na formação instrumental vibrafones, xilofone, pandeiro sinfônico, tom toms, tam tam,  triângulo sinfônico e prato suspenso.

"Inspirado pela história da mitologia grega de Perseu, que derrotou a Medusa, fazendo os motivos iniciais serem mais planos, sem muitas mudanças de alturas, indicando a presença de medusa e Perseu ainda não poderia derrotá-la. Mais para frente na obra (as partes mais melódicas), Perseu aparece de forma mais destacada, onde entra em luta com a Medusa, desta vez preparado com um escudo que contém um espelho, ajudando-o a derrotar a Medusa, que morre no final da obra", disse o estudante e compositor.


Danimar avalia que o prêmio o ajudou a ampliar os próprios horizontes e criar um estilo próprio. “Melhora bastante a visibilidade, além de aumentar o currículo, traz muita experiência para os próximos concursos de música. [...] Também faz com que mais pessoas conheçam o meu trabalho”, comenta o estudante.

O professor do Departamento de Artes da UFMT, Leonardo Borne, explica que a graduação em Composição tem o foco nos processos de criação musical que geraram o trabalho pelo qual Danimar foi premiado.

“Uma característica ímpar do nosso curso é que nós somos um dos poucos cursos de música de graduação em composição no Brasil que oferecem para os estudantes práticas percussivas”, conta o professor, acrescentando que o concurso foi uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado no fazer musical.

Leonardo Borne ressalta que todo o curso de música é voltado para o estímulo aos estudantes. “O curso de música, por si só, tem vocação para fazer música. [...] O curso de música é um dos que mais tem projetos de extensão da universidade e mais atende a pessoas da comunidade proporcionalmente por número de alunos e professores”, argumenta.

 
Com informações da assessoria
 
 Imprimir