Imprimir

Imprimir Notícia

04/04/2022 às 12:10 | Atualizada: 04/04/2022 às 12:52

Reedição do livro de Dunga Rodrigues, é lançada nesta segunda em sarau

Priscila Mendes

O Cine Teatro Cuiabá recebe, nesta segunda-feira (4), às 19h, o lançamento da reedição do livro “Marphysa”, de Dunga Rodrigues, com entrada gratuita. A noite será um sarau lítero-musical e conta com a apresentação da dupla Nico e Lau e do trio Pescuma, Henrique e Claudinho.

O livro faz parte da ampla obra da escritora, jornalista, cronista e musicista, considerada uma das mulheres mais importantes para a cultura cuiabana.

“Marphysa” foi apresentado pela primeira vez em 1981 e as edições foram esgotadas. A Associação Mato-grossense de Letras relançou o livro que se esgotou novamente. Agora, a reedição nacional, de iniciativa do Senado Federal, terá ampla tiragem e ficará no acervo da editora do Senado. 

A iniciativa da reedição foi do curso de P
ós-graduação em Literatura da Unemat, por meio da coordenadora Walnice Vilalva que, após a autorização da família, conseguiu articulação na editora junto ao senador Wellington Fagundes (PL-MT). O livro conta com a apresentação crítica do escritor Eduardo Mahon.

“Dunga agora é uma escritora nacional”, pondera Mahon, que acrescenta: “Transcender fronteiras e circular com esse timbre é o que buscamos. A literatura brasileira produzida em MT vai ter na Dunga uma embaixatriz”.

O livro retrata os costumes de Cuiabá no início do século XX e os conflitos entre as tradições e costumes e uma sociedade pré-industrial, marcada por uma vida mais agitada e por um novo modelo de consumo. Em outras palavras, refere-se a uma sociedade em transição.


O lançamento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, da Cia Cena Onze, da Unemat e do Conservatório Musical Dunga Rodrigues.
 
Com assessoria
 
 Imprimir