Imprimir

Imprimir Notícia

01/05/2020 às 13:58 | Atualizada: 06/05/2020 às 12:57

Biblioteca de Rua: projeto disponibiliza livros gratuitos durante pandemia

Maria Clara Cabral

O projeto social Biblioteca de Rua, que faz parte do Inclusão Literária, idealizada pelo escritor Clóvis Matos – o “Papai Noel cuiabano” – vem disponibilizando cabines com livros gratuitos para a população em pontos estratégicos de Cuiabá.

Com o objetivo de colaborar com o bem-estar da população durante o período de quarentena, a Cia de Teatro Cena Onze, o Cine Teatro Cuiabá e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT) apadrinharam o projeto que já instala em cinco pontos da cidade. 
"Já estamos trabalhando para a ampliação dos pontos", afirma Clóvis Matos.

Atualmente, a Biblioteca de Rua está no Pão de Queijo Café, que fica na rua General Mello, próximo ao Hospital Estadual Santa Casa, a Farmapopular, que fica no bairro Planalto, no Fórum de População em Situação de Rua Cuiabá, que fica no bairro Cidade Alta ou no Beco do Candeeiro, no Cine Teatro Cuiabá.

De acordo com o diretor artístico do Cine Teatro, Flávio Ferreira, a ideia surgiu depois de o local apadrinhar o Mãos Limpas, projeto da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), que disponibiliza lavatórios portáteis, visando contribuir com o esforço social de combater a pandemia do Coronavírus no Estado.


Cabines também estão instaladas no Cine Teatro Cuiabá. Foto: Divulgação

Outro padrinho dos dois projetos é o professor da rede estadual, Gerson Luiz de Souza, proprietário do Pão de Queijo Café. Para ele, ambas iniciativas são fundamentais porque também é preciso alimentar a alma nesse momento de pandemia. 

"Não tenho dúvida de que sairemos melhores como pessoas desse período. Acredito que o vírus veio para nos ensinar que o ser vale mais que o ter, e nessa reflexão entram os livros, que alimentam a alma e a cabeça. Durante o isolamento, quando as pessoas estão deprimidas e isoladas, entendemos que uma boa leitura é a companhia fundamental", ressalta.
Com Assessoria
 
 Imprimir