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23/04/2022 às 09:40

Agências de publicidade de MT ganham FestVídeo em categoria nacional

Entretê

Duas agências de publicidade cuiabanas foram premiadas no FestVídeo, na categoria Filme Capital, voltada para agências independentes sediadas nas capitais brasileiras. Esse é um dos mais respeitados prêmios publicitários do país, realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão).

A Soul Propaganda conquistou o ouro, com a campanha feita para a Laser4U, que utilizou do humor com inteligência para reposicionar a marca no mercado. Já a Renca ficou com a prata, com o vídeo Emergir, criado para a Prefeitura de Cuiabá, que fala sobre os riscos da covid-19.

“Hoje em dia é muito difícil atrair a atenção das pessoas, na TV, e na internet nem se fala, os primeiros segundos são importantes para convencer as pessoas a comprar um serviço, e a gente seguiu nessa linha do humor, que é um dos caminhos mais difíceis de acertar, e o retorno foi fantástico”, comemorou o
 diretor da Soul Propaganda, o publicitário Alvaro de Carvalho.

Aureliano Ramos, diretor executivo de criação da Soul, explica que a campanha quis mostrar que a empresa oferece um método de depilação que serve para qualquer tipo de pessoa. A partir daí, a equipe usou fofas, para passar a mensagem de que o excesso de pelos é algo muito vantajoso para algumas espécies, menos para os humanos. “A gente trouxe essa linguagem para o urso e para a lhama e tem um ponto chave: a campanha tem um apelo cômico, porém tomamos o cuidado de dosar isso para que não ficasse caricata, ao ponto de o público se ofender”, explica.



Sócio-diretor da Renca, João Barros, por sua vez, falou do desafio de criar um conteúdo no auge da pandemia voltado à conscientização da população sobre as medidas de prevenção da covid-19. “Naquela época, as vacinas ainda não estavam massificadas e era o ápice da segunda onda. Todo dia era um novo e triste recorde de fatalidades em nosso país. Diversas campanhas sobre conscientização bombardeavam diariamente os meios de comunicação”, explica.

João explica que esta foi a “primeira provação”, porque era preciso criar algo diferente e que fizesse o público se questionar sobre suas atitudes. Em seguida, foi preciso encontrar informações verdadeiras e “pesadas” sobre os casos de covid-19 no país. “Foi então que nos deparamos com uma pesquisa internacional de um renomado editorial médico dizendo que no Brasil, a cada dez pessoas intubadas por covid-19, apenas duas sobreviveram. E esses mesmos sobreviventes afirmavam que um dos sintomas mais terríveis da doença, a falta de ar, momentos antes da intubação, era semelhante a estar se afogando”, revela.

O insight nasceu dessa associação: apresentar dez pessoas lutando desesperadamente por oxigênio em um ambiente submerso (remetendo à falta de ar da doença) e, no final, mostrar apenas dois sobreviventes (remetendo a alta taxa de mortalidade do vírus). A produção foi realizada com a Plano B, uma produtora mato-grossense, e foi necessária uma grande estrutura para as filmagens, chegando a utilizar a piscina do Corpo de Bombeiros e cinegrafistas especialistas em filmagens submersas.



João e Aureliano destacam que, além da relevância do prêmio, ter duas agências cuiabanas com os dois primeiros lugares mostra a capacidade do mercado local na Publicidade.

 
Com assessoria
 
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