Imprimir

Imprimir Notícia

27/04/2022 às 10:38 | Atualizada: 27/04/2022 às 10:40

Exposição com esculturas em papercraft é realizada no shopping Três Américas

Entretê

Onças, capivaras e outros animais dos biomas Cerrado, Amazônia e Pantanal, que compõem Mato Grosso, estão sendo expostos em esculturas de... papel! Sim, o artista plástico Wendel Gustavo usou da técnica de papercraft (dobraduras em papel) para compor a atração “Bichos Fantásticos e Onde Habitam”, disponível para visitação no Shopping Três Américas até sábado (30).

A fauna mato-grossense está sendo representada 
 na cúpula, localizada próximo à loja Boticário. No espaço, o que chama a atenção é a semelhança da arte em papercraft aos animais de verdade. “A exposição está sendo uma oportunidade incrível, onde consigo repassar um pouco sobre o que é a arte papercraft e transmitir a importância da nossa fauna brasileira. Temos animais lindos e, conseguir repassar essa riqueza, é muito gratificante. Principalmente ao ver as pessoas encantadas pelo trabalho desenvolvido”, enfatiza o artista plástico.

Wendel é de Manaus (AM) e trabalha com artes plásticas há 4 anos. Ele também explica que as esculturas são feitas em 3D e depois transformadas para a montagem de papel a partir de um outro programa de computador. Além disso, ele faz utilização de outros materiais básicos, que auxiliam na produção do acabamento final das peças.

“Utilizo somente tesoura, papel e o programa de computador, com o recurso 3D, além de cola branca. No entanto, o papel deve ser com gramatura de 180 gramas e cada projeto leva em torno de 2 a 3 horas para ser finalizado. Vale ressaltar que, dentro dessa arte, é possível fazer todo tipo de peças. Um exemplo disso é um elefante que fiz de três metros”, explica.

Pensando nas crianças, além da exposição, a iniciativa criou uma área de interação, para oficinas gratuitas para os pequeninos aprenderem a fazer os próprios animais e levar para casa. A última edição da oficina será neste sábado (30), das 16h às 18h, na loja ao lado da Kopenhagen. 

Sobre o Papercraft

O papercraft surgiu a partir do origami, que é uma técnica japonesa de “dobrar papel”. O que distingue o papercraft do origami é o fato das esculturas construídas serem feitas com vários pedaços de papel, que são cortados com tesouras e fixados uns aos outros com cola, em vez de se suportarem individualmente igual no origami.

 
Com assessoria
 
 Imprimir