Imprimir

Imprimir Notícia

02/05/2022 às 10:48

Coletânea registra resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Direito da UFMT

Priscila Mendes

Os dez primeiros anos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGD/UFMT) ganharam uma coletânea, a fim de dar visibilidade aos resultados das pesquisas de mestrado desenvolvidas no programa. Os livros foram organizados por Felipe Rodolfo de Carvalho e Cecília de Castro Algayer e publicados pela Lumen Juris Editora. As obras podem ser adquiridas no site da editora.

Segundo os organizadores, a coletânea buscou homenagear a primeira década de história do PPGD/UFMT, fundado em 2010.

Para compor a obra mais recente, o segundo volume, dez mestres formados pelo programa revisitaram as próprias dissertações e compilaram os pontos mais importantes delas, sintetizando os argumentos centrais para registrar os resultados no livro. A proposta também foi tornar os textos mais acessíveis.

Com a coletânea, foi possível traçar um panorama histórico do conhecimento que tem sido construído pelo programa, a fim de dar visibilidade aos debates da defesa da dignidade humana, da justiça social e da proteção da natureza.

Além de artigos, o segundo volume da coletânea traz registros fotográficos cedidos por professores e ex-alunos, bem como documentos históricos do programa de Mestrado, que foram cuidadosamente guardados pelo professor doutor Valerio de Oliveira Mazzuoli.

“A análise dos resultados dessa primeira década revela o sólido comprometimento por parte do Programa e de seus docentes com uma formação acadêmica de qualidade, balizada pela ética na pesquisa e também pelas diretrizes que vêm informado a construção, no Brasil, de uma cultura jurídica humanitária e democrática. A preocupação com problemas e desafios regionais ou locais, presente em muitas pesquisas, ressalta, por sua vez, a importância da academia para a discussão de questões sociais, políticas e econômicas, bem como para a formulação de respostas, alternativas e possibilidades de atuação”, avaliam os organizadores da coletânea.
 
 Imprimir