Imprimir

Imprimir Notícia

18/05/2022 às 15:34 | Atualizada: 18/05/2022 às 15:56

Projeto lança guia sobre aves de Canarana em língua Xavante

Entretê

Uma pesquisa desenvolvida junto a uma comunidade xavante de Canarana resultou na impressão de 3 mil exemplares do Guia de Bolso de Aves em língua Xavante. O trabalho uniu o conhecimento dos povos tradicionais com a pesquisa acadêmica, por meio do Projeto Aldeia Sustentável A`uwe Uptabi (Xavante), realizado na Aldeia Belém, na TI Pimentel Barbosa.

O guia é fruto da catalogação de aves na região, como parte do objetivo de proporcionar sustentabilidade à comunidade indígena local. Os primeiros exemplares foram distribuídos gratuitamente em escolas indígenas Xavante, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Canarana.

A publicação pretende ampliar o conhecimento sobre a avifauna da região, bem como contribuir para o campo educacional com informações sobre conhecimento local acerca das aves silvestres, ampliando as pesquisas que ajudem a conservação e sustentabilidade sociocultural do povo A`uwe Uptabi. 

A gestora do projeto Aldeia Sustentável, Cleide Arruda, relata que no Brasil há 1.997 espécies de aves. Com isso, o país é considerado o segundo do mundo, com a mais diversificada avifauna, sendo o bioma Cerrado o terceiro maior em riqueza de aves em território nacional, com 856 espécies.

Ela conta que, até o momento, já foram registradas no entorno da Aldeia Belém 126 espécies de aves. Isso representa 58% das aves já observadas em Canarana. A pesquisa permitiu ampliar o conhecimento da avifauna (conjunto de aves na região) e mastofauna (conjunto de mamíferos) de médio e grande porte e suas interações com as plantas: polinização, dispersão de sementes e relações com os indígenas, ou seja, a etnobiologia. Além das vocalizações, foram feitos registros fotográficos.

A elaboração do guia foi coordenada pelo biólogo Dalci Oliveira, o design, pelo fotógrafo Renato Rizzaro, com colaboração dos fotógrafos Anselmo D’Afonseca, Ciro Albano, Ester Ramirez, João Quental e Rudimar Cipriani. A revisão foi de Gabriela Giovanka e o indigenista e intérprete responsável foi Francisco Magalhães (Funai/CR Água Boa). Os agentes indígenas Xavante são Alfredo Hoiré`edi, Jorge Pemra, Benevaldo Wa`aire, Oswaldo Rudzére, Nivaldo Tserehité e Carlos Magno Uiré. Nas observações em campo e nas reuniões na Aldeia Belém, Dr. Dalci Oliveira foi acompanhado por quatro monitores indígenas, o que proporcionou troca de informações acerca das aves e seus ambientes. 

O Projeto
O Projeto Aldeia Sustentável A`uwe Uptabi é realizado pelo Instituto Kurâdomôdo de Cultura Sustentável, por meio do Programa REM/MT, financiado pelo GIZ/KFW/UKaid apoiado pela Funai, Seaf, Empaer, Unemat e Prefeitura de Canarana. 

O objetivo é proporcionar a sustentabilidade ao Povo Xavante, através de ações como a geração de créditos de carbono por queimadas evitadas, implantação de sistemas agroflorestais com árvores frutíferas do cerrado, hortas comunitárias e recuperação de áreas degradadas.

 
Com assessoria
 
 Imprimir